
AQUILES EMIR
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu, em pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) pelo jornal Folha de São Paulo, o maior percentual de votos em todos os levantamentos feitos sobre a corrida presidencial. De acordo com o instituto, o candidato do PT, que cumpre prisão em Curitiba (PR) condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teria 39% da preferência do eleitorado.
Como o cenário mais provável é a ausência do petista na disputa, já que foi condenado em segunda instância, portanto enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o novo líder seria o deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL), que tem 22% das intenções de voto.
Este foi o primeiro levantamento do Datafolha desde o encerramento dos registros de candidaturas na Justiça Eleitoral. Foram ouvidos 8.433 pessoas em 313 municípios, entre os dias 20 a 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo, numa parceria com a Folha de São Paulo e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018
Veja os números do cenário com a presença do ex-presidente na disputa: