Brasil está pronto para reiniciar relações com a Rússia em várias esferas, diz chefe do Senado Russo

37

Chefe da câmara alta russa vê Brasília como parceiro importante e confiável

Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação — câmara alta do parlamento russo —, declarou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou sua prontidão e interesse em reiniciar as relações entre os dois países em diversas áreas. A declaração de Matvienko, que chefiou a delegação da Rússia na cerimônia de posse de Lula, foi feita neste domingo (1º).

“O presidente recém-eleito [Lula] confirmou sua prontidão e interesse em reiniciar as relações russo-brasileiras em termos de aumento da cooperação comercial e econômica, na esfera científica, no campo técnico, na esfera da proteção ambiental e em uma variedade de outros campos”, disse Matvienko a repórteres.

A Rússia e o Brasil têm a mesma ideia de como o mundo futuro deve ser baseado em uma ordem multipolar justa, disse Matvienko, acrescentando que ambos os países têm muito potencial para impulsionar a cooperação.

O chefe da câmara alta russa também enfatizou que Moscou vê Brasília como um parceiro importante e confiável. Os países celebrarão 195 anos de relações diplomáticas este ano, salientou Matvienko.
“Apreciamos muito o fato de que o Brasil segue uma política externa independente, não cede a influências e atos externos, preservando sua soberania, sua independência e defendendo seus interesses nacionais, e nisso também somos semelhantes”, disse.
No sábado (31), Lula se reuniu com os chefes das delegações da Rússia e da Ucrânia. Matvientko também se reuniu com o vice-presidente cubano, Salvador Valdes Mesa, e com a presidente do Parlamento moçambicano, Esperança Bias.

(Agência Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui