Mauro Vieira foi embaixador na Argentina durante oito anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não comparecer à posse do presidente da Argentina, Javier Milei, no domingo (10) e, em seu lugar, enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A informação é do ministro da Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta.
“Lula não irá para Buenos Aires”, disse Pimenta quando questionado pela agência oficial argentina Télam.
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto informou que o Governo brasileiro será representado pelo chanceler Mauro Vieira , que foi embaixador em Buenos Aires durante oito anos.
Lula havia sido convidado no último domingo em carta entregue pessoalmente a Vieira no Palácio do Itamaraty pela futura chanceler Diana Mondino , que destacou as relações entre Argentina e Brasil.
Apesar da carta, o presidente brasileiro manteve-se na posição de não comparecer à posse de Milei, na qual estará presente o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que prepara a sua viagem com uma delegação de 30 pessoas, incluindo líderes legislativos da extrema-direita, dentre eles os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Goiás, Ronaldo Caiado; e de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Lula está em visita oficial à Alemanha e deve retornar ao Brasil para presidir, na próxima quinta-feira, a cúpula de líderes do Mercosul, na qual o presidente cessante Alberto Fernández se despedirá.
(Agência Télam)