Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre em São Paulo

0
47

Prefeito estava internado no Albert Einstein desde 27 de outubro

O prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela, de 71 anos, morreu às 4h10 desta quarta-feira (13), segundo nota divulgada, no começo da manhã, pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com a nota, Maguito estava internado desde 27 de outubro do ano passado, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da covid-19.

Na sua carreira política, Maguito Vilela passou por vários cargos públicos no estado de Goiás. Ele foi vereador, senador, prefeito e governador. Antes da vida pública, foi professor e advogado.

Currículo – Luís Alberto Maguito Vilela nasceu em Jataí (GO), em 24 de janeiro de 1949. Advogado, foi deputado estadual e federal, vice-governador, governador e senador do seu estado. Nas eleições de 2020, foi eleito prefeito de Goiânia, capital do seu estado.

Foi governador de Goiás, de 1º de janeiro de 1995 a 02 de abril de 1998. Eleito senador em 1998, cumpriu mandato até 2006. Foi candidato pelo MDB novamente a governador em 2002, quando foi derrotado no primeiro turno por Marconi Perillo (PSDB). Foi candidato novamente em 2006, derrotado no segundo turno por Alcides Rodrigues.

Foi nomeado pelo ministro da fazenda Guido Mantega, vice-presidente do Banco do Brasil em 2007. Em 2008, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia. Em 2012, foi reeleito. Foi cotado novamente para a disputa ao governo de Goiás em 2014.

Em 2020, disputou a eleição para a prefeitura de Goiânia e foi eleito em segundo turno derrotando Vanderlan Cardoso.

Foi denunciado entre os políticos enumerados na lista de delações entregue pela Odebrecht ao STF dentro das investigações da Lava Jato. Teria recebido 1,5 milhão de reais em caixa 2 para campanha junto com seu filho. Morreu em 13 de janeiro de 2021 por complicações do COVID-19 na UTI do Hospital Albert Einstein, onde ficou internado por mais de 80 dias.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui