Mais de 300 trabalhadores da indústria participam dos Jogos do Sesi 2018

0
756

Cerca de 350 trabalhadores de 15 empresas de Açailândia, Caxias, Imperatriz e São Luís participaram neste fim de semana do encerramento da Etapa Estadual dos Jogos do Sesi 2018, na unidade do órgão, no Araçagi, em Paço do Lumiar. Houve disputas nas modalidades de futebol de campo, futebol sete máster (masculino e feminino) e futsal.

“O esporte está ligado diretamente à história do Sesi desde a sua fundação em 1946, ocupando um lugar especial em seus diversos programas e projetos. Os trabalhadores atletas são os grandes protagonistas dessa ação”, afirmou a gerente da Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagi, Lenildes Barbosa.

A cerimônia teve início com apresentações culturais e a entrada das delegações. A Pira Olímpica foi acesa pela ex-jogadora de handebol da Seleção Brasileira Ana Paula (foto), que hoje joga na Rússia, e o juramento coube à atleta de natação Maria Daniele, que já foi campeã de todas as fases dos Jogos do Sesi.

As partidas iniciaram no sábado (24) nas modalidades de futebol de campo, futebol sete máster (masculino e feminino) e futsal, disputadas pela AVB, L. Soares Construções, Itapecuru Bioenergia, SAAE, DPL ITZ, Suzano, Dínamo Engenharia, Alfa Engenharia, GAP Eventos, DPL SLZ, Solar Br, Montisol, VALE, NET e PM.

Pesquisa – Levantamentos do Sesi sobre os trabalhadores que praticam esportes indicam que 29% faltam menos ao trabalho por motivo de saúde, 13% afirmam ter menos vontade de faltar ao trabalho, 12% afirmam ter mais disposição e ânimo para trabalhar, 10% relatam ter menos dificuldade de concentração, 27% relatam menos dores e desconforto na realização de tarefas laborais, 14% afirma que melhorou o trabalho em equipe e o companheirismo no trabalho e 15% ressaltam desenvolver conceitos como solidariedade e liderança.

Trabalhador da AVB, o técnico em elétrica, Ivanilson Costa, comanda o time de futsal da empresa e participou pela segunda vez da competição que considera uma integração entre os colegas da empresa. “Essa é sem dúvidas uma boa iniciativa do SESI, que proporciona um momento de lazer para nós, trabalhadores, que depois de uma semana inteira de trabalho, nos divertir aqui no futsal”, disse.

Wanderson Duarte Cruz Silva (foto), 24, ajudante de pedreiro da L. Soares Construções, de Açailândia, que pela primeira vez participou da competição e foi o artilheiro no futebol de campo com 6 gols, ressalta a importância do lazer e do esporte na empresa  que estimula o trabalho em equipe e a qualidade de vida

“Foram dez horas de viagem para chegar a São Luís. Mas tudo valeu a pena. Saímos daqui fortalecidos com o esporte, a equipe, e uma melhor qualidade de vida”, destacou Silva que conheceu a capital pela 1ª vez.

Opinião também compartilhada pelo jogador de futsal da empresa Itapecuru Bioenergia, Maycon Lopes. “Acho importante a prática da atividade física e promover a qualidade de vida dos empregados da indústria porque eles ficam mais produtivos. No final tudo é gratificante. Esses jogos para os trabalhadores e o incentivo dado pela empresa e pelo SESI tem um valor inestimável para eles”, destacou Maycon.

As empresas industriais Aço Verde Brasil (AVB) e L Soares Construções, ambas de Açailândia foram as grandes campeãs da ação, conquistaram respectivamente futsal /futebol sete máster e futebol de campo na ação, considerada a maior competição esportiva da indústria maranhense.

“Foi uma experiência sensacional. O Sesi está de parabéns pela organização, gostei muito da receptividade das pessoas”, revelou o industriário da Aço Verde Brasil, Joaldo Lima Pereira, 35, que foi o artilheiro da competição futebol sete máster com 11 gols. “Dentro da empresa, o esporte é uma motivação a mais para nos empenharmos. É também um alento para os dias de estresse, proporcionando integração entre os colegas fora do ambiente de serviço”, destacou Joaldo que já chegou a jogar profissionalmente em times de Imperatriz e fora do país.

No futsal, o time da AVB venceu o time da DPL de São Luís pelo placar de 2×1. Já no futebol de campo o time da L Soares de Açailândia venceu o time da Dínamo Engenharia pelo placar de 2×1. E no futebol sete máster, a equipe do Aço Verde Brasil ganhou o Montisol pelo placar de 2×1. No futebol society feminino, o time do GAP Eventos levou a melhor sobre o time da PM, 1×0.

Resultado dos Jogos Estaduais do Sesi 2018:

FUTSAL
1º Lugar Aço Verde Brasil
2º Luhar DPL
FUTEBOL DE CAMPO
1º Lugar L Soares
2º Lugar Dínamo Engenharia
SOCIETY SETE MASTER  MASCULINO
1º Lugar Aço Verde Brasil
2º Lugar Montisol
SOCIETY SETE MASTER FEMININO
1º Lugar GAP Eventos
2º Lugar PM
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação