Mais de 300 motoristas participaram, sábado (23), do Pit Stop promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa), no Aterro do Bacanga, em São Luís.
O técnico em segurança do trabalho Ribamar Castro, 35 ano, que foi um dos atendidos, elogiou a iniciativa“Eu sempre faço a revisão do carro, mas já tinha mais de ano que não fazia por causa do preço. Vi essa inspeção gratuita pela internet e resolvi trazer o carro. Estão todos de parabéns pela iniciativa”, destacou
O evento contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), órgãos vinculados ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema).
“O Pit Stop cumpriu seu objetivo, realizando um diagnóstico dos carros aos seus proprietários e condutores, contou com uma equipe composta pelos empresários e funcionários das empresas associadas ao SINDIREPA-MA. Agradecemos a todos os parceiros que nos ajudaram a concretizar esse projeto”, disse o presidente do sindicato, Antônio Rosa Cruz Pereira.
Durante mais de sete horas, os motoristas tiveram seus carros inspecionados gratuitamente no que tange gases poluentes e de ruídos, sistema elétrico e sistema de arrefecimento (freios e embreagens). De acordo com levantamento do sindicato foram inspecionados 302 carros de passeio, 20 motos e 4 pickup na inspeção de poluição.
A ação fez parte da Semana Estadual de Conscientização da Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, coincidindo com a Semana Nacional de Trânsito e contou com a equipe de educação para o trânsito do Detran/MA que realizou a sensibilização dos motoristas.
Durante a ação, uma equipe do Sesi promoveu um circuito saúde para os participantes, com a aferição de pressão arterial e os níveis de glicemia dos motoristas. O Senai também esteve no evento com uma equipe demonstrando o funcionamento de um motor e dando dicas de manutenção.
Além do Sistema Fiema, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), SEST/SENAT, Federação das Empresas de Transporte (Fetrans), Departamento de Trânsito (Detran), Revista Oficina Brasil, Sindirepa Nacional, indústria Psiu, Distribuidora Padre Cicero, Só Filtros, Alvorada Motos, Paulistão Auto Peças e Gênesis Consultoria.