Mais de 92% das residências de São Luís migraram do analógico para TV digital

0
508

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, anunciou nesta quarta-feira (31), que 92% dos domicílios de São Luís já estão com serviço de televisão digitalizados, de acordo com pesquisa realizada 90 dias antes da data do desligamento do sinal analógico, marcado para dia 28 de março.

Segundo ele, este é  mais um destaque dentro do sucesso da política de digitalização empreendida pelo Ministério das Comunicações. “A digitalização em São Luís não é uma surpresa porque a Região Nordeste como um todo tem surpreendido”.

A digitalização, ano passado, nas capitais de Pernambuco, Recife (26 de julho), e do Ceará, Fortaleza, e da Bahia, Salvador (27 de novembro), ocorreram nas datas programadas sem necessidade de escalonamento.

Nesta quarta-feira, foi declarado o desligamento do sinal analógico da TV aberta nas capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e também nas cidades paulistas de Franca e Ribeirão Preto.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, informou que, com os novos municípios da portaria, cerca de 500, estão em processo de desligamento ou já o concluíram. Assim, 90 milhões de brasileiros passam a ter acesso à qualidade da transmissão digital na TV aberta.

O desligamento total do sinal analógico em Curitiba (PR) e em outros 26 municípios próximos ocorreu às 23h59 e nas outras quatro regiões, os desligamentos, que também se iniciam nesta quarta, serão escalonados: até 21 de fevereiro em Franca (SP) e outros 24 municípios e em Ribeirão Preto (SP), além de mais 18 municípios próximos; até 28 de fevereiro em Florianópolis (SC) e mais seis municípios próximos; e até 14 de março em Porto Alegre (RS) e mais 106 cidades gaúchas.

O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, destacou a ausência de reclamações em relação à digitalização da TV aberta no país, fato que também demonstra o sucesso alcançado pelo projeto.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação