Diferença entre os dois primeiros colocados é de 12 pontos
Foi divulgada nesta sexta-feira (13) mais uma pesquisa XP/Ipespe sobre a corrida presidencial. que aponta a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) mantem-se em terceiro lugar, com 8%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) está em quarto lugar, com 3% das intenções; seguido de André Janones (Avante), com 2%; e Simone Tebet (MDB), com 1%.
Felipe D’Ávila (Novo), Luciano Bivar (União Brasil), Vera Lucia (PSTU) e Eymael (Democracia Cristã) não pontuaram.
Os números são da pesquisa estimulada, na qual os participantes são apresentados a uma lista de candidatos.
Os dados apontam estabilidade em relação às pesquisas XP/Ipespe anteriores. Em relação ao levantamento divulgado em 06 de maio, por exemplo, o petista mantém-se com as mesmas intenções de voto, enquanto Bolsonaro subiu de 31% para 32% — dentro da margem de erro. Ciro também se mantém estável nos 8%.
A pesquisa aponta ainda vitória de Lula no segundo turno com 54% dos votos, em um cenário contra Jair Bolsonaro, que teria 35% dos votos. Ciro Gomes também derrotaria Bolsonaro no segundo turno, de acordo com o estudo, com 43% contra 40% de Bolsonaro.
Foram realizadas entrevistas por telefone entre os dias 9 e 11 de maio, com 1.000 participantes de todo o país. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais.
Segundo turno – Foram testados cinco cenários de segundo turno. Veja os números:
- Cenário 1– Lula (PT) 54% X Jair Bolsonaro (PL) 35% (Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 10%)
- Cenário 2 – Lula (PT) 52% X Ciro Gomes (PDT) 25% (Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 23%)
- Cenário 3 – Lula (PT) 55% X João Doria (PSDB) 20% (Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 25%)
- Cenário 4 – Ciro Gomes (PDT): 43% X Jair Bolsonaro (PL) 40% (Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 17%)
- Cenário 5 – Jair Bolsonaro (PL) 40% X João Doria (PSDB) 38% (Não sabe/não respondeu/nenhum/branco/nulo: 22%)
O instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 9 e 11 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02603/2022.