Manoel Barbosa assume presidência da Associação Maranhense de Supermercados

0
171

Presidente diz que supermercados enfrentam vão continuar levando alimentos e outros insumos aos lares maranhenses

Foi empossada nesta quinta-feira (21), em solenidade realizada na Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio),  a nova Diretoria Executiva da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp). O empresário Manoel Antônio Souza Barbosa, do Mercadinho Sucesso, é o novo presidente e dirigirá a entidade até 2022.

Em seu discurso de posse, Manoel Barbosa, que é presidente também do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Maranhão (Sincovaga), destacou a importância da união das entidades de classe para o fortalecimento da economia.

“Assumo hoje a presidência da Amasp com o objetivo de trabalhar a união. União entre a Associação e o Sindicato, união entre empresários do varejo, atacadistas, fornecedores e indústrias. Nossa gestão será focada em condensar as cadeias produtivas que formam o setor supermercadista maranhense e promovem o abastecimento das cidades”, destacou o empresário.

Ao passar o comando da entidade, o empresário Antônio Íris de Oliveira, que presidiu a Amasp de 2019 a 2020, lembrou dos desafios enfrentados pelo setor supermercadista em 2020, por conta das adversidades da pandemia de coronavírus

“Foi uma desafiadora missão. Tivemos um ano de 2020 muito atípico, fomos confrontados por uma crise sem precedentes por conta do COVID-19. Tivemos muitos desafios, mas também muitos aprendizados. Mesmo sem os dados consolidados de 2020, já podemos dizer que o setor supermercadista acumulou alta real de 5,94% até outubro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Pelo Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, a alta foi de 12,43% em relação a outubro de 2019”, comemorou o agora ex-presidente da Amasp.

Além dos ex-presidentes da entidade, a cerimônia de posse da nova diretoria da Amasp contou com a participação de diversas autoridades do poder público estadual e municipal e presidentes de entidades empresariais.

Homenagens – Foram entregues três homenagens aos últimos ex-presidentes da entidade. O empresário João Sampaio Magalhães, que administrou a associação no período de 2011 a 2016, recebeu a placa comemorativa das mãos do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho.

O ex-presidente Ilson Mateus, responsável pela gestão do biênio 2017 e 2018, recebeu a homenagem das mãos do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro da Silva. E o último presidente, Antonio Íris de Oliveira, que assumiu a entidade em 2019, recebeu das mãos da presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Socorro Noronha.

Em nome dos homenageados, Ilson Mateus agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância da atividade econômica para a sociedade.

“Nós do comércio, vamos tentar fazer o máximo que a gente puder para que essa economia viva e seja forte, que melhore o nosso país e o nosso estado. Eu acredito que só se vence a crise com muito trabalho, com muita fé em Deus, e é isso que eu tenho buscado na minha vida para alcançar os meus objetivos. Somente assim poderemos continuar cumprindo a missão que Deus nos deu, que é gerar oportunidades e renda para as pessoas”, disse o empresário.

Sobre a Amasp

Fundada em 28 de março de 1978, a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) é uma entidade associativa que tem como objetivo principal congregar os supermercadistas em atividade no estado do Maranhão. Nestes anos de atividade, a entidade evoluiu e atualizou seus estatutos de forma a incluir outras categorias de filiados, além dos supermercados. Assim teve suas portas e atividades estendidas de maneira a abrigar também os fornecedores de produtos, equipamentos e serviços, que são os denominados Associados Fornecedores.

Atualmente, o quadro associativo da Amasp conta com dezenas de empresas do setor supermercadista, reunindo centenas de lojas que respondem por 80% do abastecimento do estado. A entidade conta ainda com mais de 90 filiados fornecedores, que justificaram, inclusive, a criação do Conselho de Fornecedores, que colabora com a diretoria no planejamento das atividades anuais da entidade.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação