Manutenção do percentual de juros pela Caixa favorece concessão de novos financiamentos

0
88

GIRO ECONÔMICO

Juros menores para financiamento habitacional

Mesmo com o aumento de 0,75 ponto percentual da taxa Selic, a Caixa Econômica Federal anunciou que manterá a alíquota de juros do financiamento habitacional nos mesmos patamares aplicados atualmente. A medida pode propiciar a concessão de novos financiamentos, já que o passado histórico mostra que os aumentos da taxa de juros do financiamento acompanhavam a curva de aumento da Selic.

A consultora jurídica da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) no Maranhão, Ana Cristina Brandão Feitosa, destaca que o aumento ou a diminuição das taxas de juros do financiamento habitacional somente são aplicáveis aos novos contratos firmados após a alteração da taxa. “Essas mudanças não se aplicam de forma automática, em hipótese alguma, aos contratos já firmados com os mutuários pela Caixa Econômica Federal. Os contratos em curso, para ter qualquer tipo de mudança nesse sentido, precisam passar por u m consenso entre as partes – mutuário e Caixa – e isso não é comum de ocorrer”, esclarece.

Por outro lado, os consumidores que ainda sonham com a casa própria e que temiam o aumento da taxa em razão do aumento da Selic passam a ter mais tempo e oportunidade para conseguir financiar a sua casa própria. “Como a taxa de juros é a grande vilã da prestação do financiamento habitacional, a sua redução ou manutenção em patamar baixo privilegia a possibilidade de concessão de novos financiamentos habitacionais”, explica Ana Cristina Brandão Feitosa.

O estilo de Carlos Brandão

O vice-governador Carlos Brandão voltou a aquecer o otimismo de prefeitos maranhenses sobre as relações que vão ter com o Palácio dos Leões, a partir de 2022, quando substituirá Flávio Dino e vai tentar a reeleição. Nas visitas a Humberto de Campos, Primeira Cruz e Bacabal, mais uma vez, mostrou que não pretende impor obras, mas realizá-las de comum acordo com as administrações municipais, a quem delegará a competência da execução, deixando o Estado apenas na condição de parceiro maior.

Feirão do Decoração Mais

O Santander Brasil vai oferecer, pelo programa Decora Mais, condições especiais de financiamento para quem planeja renovar sua casa ou seu ambiente de trabalho a fim de incentivar o setor de móveis e decoração, oferecendo condições especiais de parcelamento de diversos itens em até 24 meses e planos de pagamento com a primeira parcela para 90 dias. No Maranhão, as condições são válidas para 22 parceiros localizados em São Luís, São José do Ribamar e Imperatriz.

Fiema apoia vacinação

A Federação das Indústrias (Fiema) pretende estender a outros municípios, a experiência do trabalho realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), na cidade de Alcântara, onde conseguiu aumentar em 40% a taxa de vacinação contra a covid-19. Já estão pleiteando o serviço as prefeituras de Barreirinhas, Rosário e Caxias.

Amigo da Enfermagem

Em reconhecimento ao trabalho realizado na Câmara Federal, em busca de melhoria das condições de trabalho para a categoria para, o deputado Hildo Rocha (MDB) foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do qual recebeu a placa de Amigo da Enfermagem.

A entrega ocorreu na sede do órgão, durante encontro que contou com a presença do presidente da entidade, José Carlos Júnior (no registro à esquerda), dos diretores Deusdete Fernandes e Kelly Inaiane, e pela Conselheira Beatriz Gomes.

Pecuária de Búfalos

Assunto que interessa à classe pecuária maranhense, principalmente da Baixada: a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e três ex-ministros da pasta (Antonio Cabrera, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli) participam, sexta-feira (23), de evento em que serão debatidas “As perspectivas do agronegócio brasileiro pós-pandemia”. Na mesma ocasião, o professor italiano Luigi Zicarelli palestrará sobre “O futuro dos búfalos com a mudança climática e as novas exigências do consumidor”.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação