Maranhão é o estado que teve maior aumento de consumo de álcool em gel no Nordeste em março

0
191

Levantamento mostra queda nas vendas do produto na região

Com mais de um ano de pandemia no Brasil, ainda é essencial aplicar as medidas preventivas contra a Covid-19, especialmente no momento de realizar o processo correto de higienização das mãos. Recente estudo mostra, no entanto, queda na região, sendo que o Maranhão foi o estado que apresentou mais crescimento no consumo entre os dois anos.

De acordo com dados de todo varejo farmacêutico, físico e digital, levantados pelo Farmácias APP, aplicativo de venda online de saúde e beleza, a distribuição de álcool em gel vem diminuindo em relação a 2020 na região Nordeste do País, entre os meses de março e abril.

No comparativo com o ano anterior, o período analisado demonstra que o índice de vendas do produto representou -33,7%. Entre os estados da região, em março a redução de um ano para outro foi de -55,6% no Ceará, seguido pelo Rio Grande do Norte com -45,5%, Bahia com -36,4%, Pernambuco com -26,8%, Sergipe com -24,4% e Paraíba com -15,5%. No mesmo mês, os estados do Maranhão (283,1%), Piauí (71,5%) e Alagoas (8,6%) permaneceram com saldo positivo.

Já em abril, a diminuição nas vendas do item foi de -62% em Pernambuco, -57,6% em Alagoas, -55,9% na Bahia, -47,8% no Maranhão, -44,5% no Ceará, -25,9% no Piauí, -19,9% no Rio Grande do Norte, – 18,4% na Paraíba e -18% em Sergipe.

“Os números deste levantamento mostram uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, em relação ao início da pandemia em 2020. A tendência analisada expressa, que, mesmo seguindo com uma alta taxa de transmissão, a compra de álcool em gel vem regredindo cada vez mais, com decréscimos significativos para o mercado farmacêutico”, afirma Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP.

Vendas nacionais – Ao avaliar os resultados nacionalmente, é possível observar que em março de 2021, o índice de vendas do produto representou 49,4% comparado com ano anterior. Porém, em abril o nível de aquisição do item diminuiu ainda mais, chegando a atingir -59,5%, em todo o Brasil.

Sobre o Farmácias APP – Desenvolvido pela Pharmacy LTDA, o Farmácias APP é um aplicativo de vendas online de saúde e beleza. É um shopping virtual cujo objetivo principal é democratizar o acesso virtual aos itens comercializados pelas farmácias e lojas de beleza de todo país, levando economia de tempo, dinheiro e ampliando o acesso à saúde aos consumidores. Mais informações pelo site www.farmaciasapp.com.br

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação