Evento será realizado em São Luís, Caxias e Itapecuru
Divulgar novos autores, incentivar a leitura e valorizar as obras são alguns dos objetivos do circuito nacional Arte da Palavra, realizado pelo Sesc. No Maranhão, a programação desta terça (09) a 27 de setembro, em São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim. Na agenda, apresentações “É papo de poesia” com Sabrina Azevedo/RJ e Mnemosine: Porque Memória é Feminina!”com Paula Yemanjá/CE e o Circuito de Criação Literária – “Oficina Mulheres que dão medo” com Lélia Almeida/RS.
“É papo de poesia” com Sabrina Azevedo/RJ abre a agenda do projeto nesta segunda-feira (9), com apresentações no Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal (14h) e no Auditório do Sesc Deodoro para alunos do CE Liceu Maranhense.
Sabrina Azevedo propõe é uma apresentação poética dinâmica, reflexiva, sensível e bem-humorada, com o objetivo de espalhar a poesia no território brasileiro, mostrando a importância e o impacto social positivo que a literatura provoca na realidade de jovens de todo país, assim como foi com ela.
Através de uma performance poética emocionante, com referências das favelas cariocas e de poetas de cada estado em que Sabrina for atuar, mostrando que em todo Brasil existe poesia. Ela vai sensibilizar, levar informação, inspirar o público com a potência da nova geração literária, até então invisibilizada, e incentivar o surgimento de novos poetas e escritores.
Nascida no Rio de Janeiro, Sabrina Avezedo é poeta, atriz, escritora, dramaturga, comediante e produtora cultural. Bicampeã do Slam RJ por dois anos consecutivos, 2017 e 2018, representou o Rio de Janeiro no Slam BR (Campeonato Brasileiro de Poesia Falada) realizado em São Paulo. Em 2019, venceu o Torneio Nacional Singulares de Poesia.
Mnemosine – Mnemosine é um espetáculo de narração oral para jovens e adultos. A narradora convida a plateia a participar de uma brincadeira: trata-se de um jogo da memória. As cartas são postas sobre a mesa e as pessoas são estimuladas a encontrar os pares. A cada acerto é narrado a “história” da personagem presente na carta. A performance articula Memória, Oralidade e História.
Paula Yemanjá é produtora, atriz, contadora de histórias, agente de leitura e educadora. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. É integrante do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis e membro da Rede de Contadores de Histórias do Ceará. Atua como contadora de história há mais de 20 anos.
Oficina Mulheres que dão medo” – Na autoria feminina, as mulheres que dão medo na literatura são consideradas aquelas que produzem literatura fantástica nos mais diversos gêneros literários. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas na oficina.
O oferecimento desta oficina quer atualizar nomes e pontos de vista teóricos da Crítica Literária Feminista, aproveitando o momento em que várias destas autoras voltam a ser estudas, publicadas, traduzidas e revisitadas.
Sobre a ministrante – Gaúcha de Santa Maria, criada em Livramento, Lélia Almeida é escritora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Foi professora universitária e editora, e consultora da UNESCO no Ministério da Educação e no Ministério da Justiça. Criou e coordenou o projeto Mulheres da Paz no Ministério da Justiça.
Lélia é cronista e ensaísta em diversos periódicos eletrônicos e coordenadora, desde 2014, participou de várias antologias, foi finalista de alguns prêmios literários e vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura.
Arte da Palavra – O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.
Programação de São Luís
Dia 09 – Circuito de Oralidades – Apresentação “É papo de poesia”, com Sabrina Azevedo/RJ)
- Tarde (14h) – Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal (Alemanha)
- Noite (18h30) – Auditório do Sesc Deodoro
Dia 16/09 – Circuito de Oralidades – Apresentação “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!, com Paula Yemanjá/CE)
- Tarde (14h) – Centro de Ensino Profº José Nascimento de Moraes
- Noite (18h30) – Auditório do Sesc Deodoro
Dia 20/09 – Circuito de Autores – Debate, com Márcio Benjamin/RN e Isabor Quintiere/PB
- Manhã (9h) – Centro de Ensino Fernando Perdigão (Monte Castelo) –
- Tarde (14h) – Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto (Maioba)
Dia 23 a 27/09 – Circuito de Criação Literária – “Oficina Mulheres que dão medo” com Lélia Almeida/RS
- Manhã (09h às 12h) – Sala de Dança (Sesc Deodoro) – público em geral
Programação Itapecuru-Mirim
Dia 10/09 (Circuito de Oralidades – Apresentação “É papo de poesia” com Sabrina Azevedo/RJ)
- Tarde (14h) – Auditório do IFMA Campus Itapecuru Mirim
- Noite (18h30) – UEB Mariana Luz
Programação de Caxias
Dia 18/09 (Circuito de Oralidades – Apresentação “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!” com Paula Yemanjá/CE)
- Manhã (9h30): Centro de Ensino Aluísio Azevedo
- Tarde (15h20) – Centro de Ensino Aluísio Azevedo
Muito boa iniciativa, entretanto, parece que se está esquecendo a produção literária publicada nas redes sociais, limitando-se à produção, o que, no nosso entender, passa a ser uma atividade um tanto distanciada da realidade, devendo ser repensada esta forma de apresentar a literatura. Eu mesmo escrevo o romance Noite em Paris no blogue de mesmo nome, creio, deixando de lado a modéstia, não fica nada a dever às publicações físicas. Deus Carmo 71 99939-1965.