Maranhão recebe segunda remessa das vacinas bivalentes contra covid-19

39

Imunização com vacinas bivalentes será em quatro fases

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu, neste último domingo (12), mais 64,8 mil doses das vacinas bivalentes da Pfizer, segundo lote do imunizante que chega ao Maranhão. A primeira remessa, com 32.400 doses, já havia chegado a São Luís no dia 8 de fevereiro, e a expectativa é de que, no próximo dia 20, a pasta receba mais 409.146 doses, totalizando um quantitativo de 506.346.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a distribuição aos 217 municípios maranhenses será por meio das 19 Regionais de Saúde. “Após o recebimento total das doses destinadas ao Maranhão, nós faremos a distribuição via terrestre e via aérea da vacina bivalente para os municípios, para que eles possam iniciar, o mais breve possível, o processo de imunização da população com o imunizante”, explicou o secretário.

Assim que o Ministério da Saúde finalizar a entrega de todas as remessas, as vacinas bivalentes serão mais uma alternativa para a imunização da população contra a Covid-19, pois elas oferecem proteção contra a cepa original e a variante ômicron.

O cronograma de imunização com as vacinas bivalentes será dividido em quatro fases para pessoas que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença. Na primeira fase de imunização, os grupos serão vacinados na seguinte ordem: pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 69 anos; na terceira, gestantes e puérperas; e na quarta, os profissionais da saúde.

A vacina bivalente será destinada apenas para as pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, primeira e segunda dose. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses.

A vacina contra Covid-19 na rede estadual, em São Luís, está disponível nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos postos municipais de vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui