
A Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão se recusou em cooperar com um levantamento do portal UOL sobre os efetivos das Polícias Militares nos estados, a fim de comparar o efetivo atual com o que seria necessário para garantir a segurança da população. O argumento para não fornecer os dados é o desconhecimento de que haja alguma lei que estabeleça este parâmetro, portanto nos dados sobre a força militar estadual foi informada apenas a quantidade da tropa, que de 9,1 mil policiais.
De acordo com a reportagem a maioria dos estados não alcança o previsto pelas respectivas leis estaduais. Um levantamento revela que 25 das 27 PMs têm menos militares que o previsto e fixa o número ideal de cada batalhão. “A única exceção é o Espírito Santo e o Maranhão não foi levado em conta no levantamento, uma vez que a assessoria do governo diz desconhecer uma lei que determine este número”, diz a reportagem.
As leis estaduais estipulam, em média, que as PMs deveriam ter quase 600 mil policiais. Atualmente, a média é de 430 mil militares por Estado. Em 11 deles, a tropa vem caindo anualmente desde 2012, o que dá um deficit nacional de cerca de 170 mil militares.
Para criar os quadros e vagas, as corporações devem ter leis específicas que fixam o efetivo de policiais, com distribuição dos cargos –por patentes e batalhões de atuação, por exemplo. A lei, porém, não obriga os Estados a manterem os quadros preenchidos, então os números são tratados como o que seria o efetivo ideal do Estado.
Para fazer o levantamento das tropas atuais, o UOL consultou as 27 PMs nas unidades de federação. Nos casos de Goiás e Mato Grosso do Sul, as entidades afirmaram que não poderiam informar o total presente na tropa porque se trata de um “dado sigiloso”. Já Santa Catarina não respondeu ao pedido do UOL. Nesses casos, a reportagem usou como parâmetro o dado mais recente informado pelo Estado ao Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2016.
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂