“Maranhão será o primeiro estado a ter um Estatuto dos Povos Indígenas”, destaca Othelino Neto após votação de projeto

408

Presidente da Assembleia destaca garantia dos direitos dos índios 

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em primeiro turno, na sessão desta terça-feira (07), o Projeto de Lei 403/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas e cria o Sistema Estadual de Proteção eles. Durante a votação da matéria, o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância da iniciativa que representará um avanço significativo na garantia dos direitos desses povos.

“O Maranhão, após a votação em segundo turno e a sanção pelo governador Flávio Dino, será o primeiro estado a ter o Estatuto dos Povos Indígenas, o que é um grande avanço no sentido de garantir os direitos desses cidadãos”, frisou Othelino Neto.

O projeto de lei, que segue para apreciação em segundo turno, respeitando o interstício previsto no regimento, tem como objetivo estabelecer diretrizes para as políticas públicas estaduais voltadas aos povos indígenas, além de criar instrumentos destinados à defesa dos direitos humanos dessa parcela da população, em conformidade com a legislação nacional vigente.

Em agosto deste ano, durante a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Luís, o chefe do Legislativo maranhense participou da assinatura do projeto pelo governador Flávio Dino, oportunidade na qual o parlamentar garantiu celeridade na sua tramitação.

“Convidaremos as representações indígenas para acompanharem a próxima sessão em que deliberaremos a matéria e aprovaremos, em definitivo, esse importante projeto voltado aos povos indígenas”, enfatizou o chefe do Legislativo maranhense.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse PL,permite que os indígenas brasileiros e brasileiras explorem de forma sustentável suas terras, extraindo delas todas as riquezas de natureza mineral, vegetal,etc, de forma a garantir que os indígenas deixem de depender da ajuda de governos? Se não for disso que trata o PL, não passa de mais um meio pra chamar atenção com intuito de se promover,e mais uma vez enganar essa os indígenas com lábia,da boa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui