Maranhão tem o quarto destino turístico mais desejado por brasileiros em 2024, segundo pesquisa MTur

31

Planejamento financeiro é essencial para garantir férias tranquilas e seguras 

Com a aproximação das férias escolares de julho, muitos brasileiros já começam a pensar nos principais destinos para curtir o descanso. De acordo com o levantamento Tendências do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo, 43% dos brasileiros devem realizar uma viagem a lazer neste ano. 

Conforme a pesquisa, o Maranhão possui o quarto destino mais desejado pelos brasileiros este ano: os Lençóis Maranhenses, que é principal ponto de interesse de 6,5% dos respondentes do levantamento do Ministério do Turismo.

De modo a garantir que as férias transcorram da melhor maneira possível e não se transformem em dor de cabeça, é essencial realizar um planejamento detalhado de todos os gastos envolvidos com a viagem, que não são poucos – transporte, passeios, alimentação e hospedagem, são alguns dos gastos que devem ser considerados na hora de planejar a viagem.    

“Por meio do planejamento financeiro, é possível definir um orçamento para as férias, estabelecendo metas de gastos e prioridades. Isso possibilita reservar dinheiro com antecedência, evitando o endividamento durante ou após as férias”, explica Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste. “O planejamento também ajuda a identificar oportunidades de economia – como pesquisar por promoções, reservar hospedagens e passagens com antecedência”, acrescenta. 

O Sicredi oferece uma série de serviços e benefícios para quem quer planejar as férias com tranquilidade, como uma linha de crédito específica para viagens, sejam elas nacionais ou internacionais; o consórcio de serviços, que funciona como uma poupança programada; cartão pré-pago recarregável e serviços de câmbio. 

Planejamento é essencial para garantir férias com segurança 

De acordo com Erli Bandeira, a primeira etapa para quem quer planejar as férias com segurança é estabelecer um objetivo – um valor alcançável que seja suficiente para cobrir todo o período de descanso. “Liste todos os gastos previstos, como passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. Pesquise os preços e faça uma estimativa do total”, diz.  

Em seguida, é preciso estabelecer um orçamento compatível e a criação de uma reserva. “Verifique a sua situação financeira atual e defina um orçamento realista para as férias. Comece a reservar dinheiro com antecedência; isso pode ser feito através de uma poupança específica ou alocando uma parte da sua renda mensal para esse fim”, aconselha o especialista. 

Conforme Erli Bandeira, o cartão de crédito pode ser uma opção viável para bancar parte das férias, embora o preferível seja reservar a maior parte do dinheiro necessário com antecedência.  

“Antes de optar pelo crédito, é importante analisar as condições oferecidas, como taxas de juros, prazos de pagamento e possíveis custos adicionais. Certifique-se de que você poderá arcar com os pagamentos futuros sem comprometer sua saúde financeira”, esclarece. “Se optar por utilizar o cartão de crédito, é essencial incluir essa despesa no seu planejamento financeiro e considerar como ela impactará seu orçamento mensal”, conclui Bandeira. 

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central Nordeste atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui