Maranhão terá três dias de atividades econômicas reduzidas para conter a pandemia de covid-19

210

Todo o Maranhão estará com atividade não essenciais suspensas

Embora não seja caracterizado um lockdown, o Maranhão está, desta sexta-feira (26) até domingo (28) com uma série de restrições para funcionamento de empresas e repartições públicas. Com a antecipação do feriado de 28 de julho (Dia de Adesão do Maranhão à Independência) e a decretação de suspensão das atividades não essenciais, sábado e domingo, são três dias de feriadão.

Além das medidas restritivas para o setor econômico, o Governo do Estado vem reforçando medidas de segurança para garantir a tranquilidade da população nesse período.

De acordo com o Governo do Estado, todo o Maranhão estará com atividade suspensas e apenas serviços essenciais poderão funcionar. A medida visa reduzir a circulação do novo coronavírus.

Sem poder ficar em casa, operário mantém rotina de trabalho em pleno feriadão

Para os três dias, a regra é a mesma para todas as cidades do Maranhão: apenas alguns serviços, considerados essenciais, poderão funcionar.

Apesar da rigidez das medidas, algumas atividades não podem parar, daí porque profissionais autônomos, operários, feirantes e entregadores de refeição, gás e água, além de outros profissionais continuam trabalhando.

As medidas foram anunciadas no dia 19. Saiba quais são:

  • O feriado de 28 de julho será antecipado para 26 de março, a próxima sexta-feira. Trata-se de um feriado estadual, o da Adesão do Maranhão à Independência.
  • Haverá suspensão de atividades não essenciais em 27 e 28 de março, os próximos sábado e domingo. Ou seja, serão três dias seguidos de forte redução de atividade. A ideia é diminuir a circulação de pessoas e combater a contaminação.
  • Serviços essenciais vão continuar funcionando. Entre eles, estão hospitais, farmácias e supermercados. O horário de funcionamento ainda vai ser determinado.
  • Entre a segunda-feira (22) e o domingo (27), haverá a suspensão das cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas. Vale para a rede privada também. Isso será feito para preservar insumos e materiais para pacientes em estado grave. Todos os Estados brasileiros estão encontrando dificuldade em encontrar fornecedores, por causa da alta procura.

Além dessas novas medidas, continua valendo as que já haviam sido decretadas:

  • Aulas presenciais estão suspensas nas escolas estaduais, municipais e privadas. As universidades estaduais e privadas também entram na lista. Creches e berçários podem funcionar.
  • Eventos, festas, cinema e teatro estão suspensos.
  • Serviço público estadual segue sem atividade presencial, com exceção para serviços essenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui