Maranhão vai imunizar 61,3 mil pessoas com recebimento de doses de vacinas

0
112

Imunizados seriam 75.3 mil se não houvesse reserva de doses

AQUILES EMIR

Com o recebimento de novas doses de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, o Maranhão vai poder imunizar mais de 61,3 mil pessoas, conforme dados do Terceiro Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde. Ao todo serão 79,1 mil doses, que dariam para vacinar mais de 75,3 mil, caso fosse mantida a recomendação de usar todas as doses em apenas uma aplicação.

Na sexta-feira (19) da semana passada, numa reunião com prefeitos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a recomendar o uso de toda a remessa de uma vez, porém a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde disse nesta quarta (24) que estados e municípios devem fazer a reserva do imunizante fabricado pelo Instituto Butantan, Coronavac, para aplicação da segunda dose, conforme o prazo recomendado de duas a quatro semanas, já que não há regularidade na fabricação do medicamento.

Já em relação à vacina da Astrazeneca, o Ministério informou que a segunda dose será distribuída em outro momento, já que o imunizante tem prazo maior para realizar a outra aplicação, portanto pode ser usado todo estoque de uma só vez.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Maranhão está recebendo 29,6 mil doses da Coronavac e 49,5 mil da Astrazeneca, totalizando 79,1 mil doses. O público alvo são 47.260 pelo imunizante de Oxford e 14.075 pelo do Butantan, já que deste, 14.057 ficarão de reserva para uma segunda aplicação.

Veja no quadro quanto cada esta receberá de Coronavac:

Veja no quadro quanto cada esta receberá de Coronavac:

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação