Antigo Restaurante Terraço, na Avenida Pedro II, é transformado em Praça dos Poetas

0
1281

Espaço conta com uma das melhores vistas para a Baía de São Marcos

O antigo Restaurante Terraço, na Praça Pedro II, foi transformado na Praça dos Poetas e sua inauguração ocorreu nesta sexta-feira (04), em solenidade da qual participou o governador Flávio Dino (PCdoB). A Praça conta com um mirante e uma exposição permanente de dez escritores e poetas maranhenses: Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira.

Há, também, um painel rotativo, que a cada mês celebrará a obra de outros literários. O painel inaugural traz o soneto Miritiba, do escritor maranhense Humberto de Campos. O espaço tem 1.130 m² e possui, ainda, quiosques, banheiros públicos e tratamento paisagístico, além de detalhes arquitetônicos que remontam o colonial e o moderno. 

“Aqui podemos aproveitar a beleza da vista, de um dos pontos mais conhecidos para contemplar a nossa natureza e o nosso patrimônio cultural, e agora conhecer também um pouco mais sobre a poesia do Maranhão”, disse o governador. 

A obra integra o Programa Nosso Centro, do Governo do Estado, e faz parte de um amplo programa de requalificação de pontos históricos da cidade, por meio de ações como o Programa de Revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de São Luís, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o PAC Cidades Históricas, do Governo Federal/IPHAN.

História do Local – Até meados do século XX, o espaço da Praça dos Poetas abrigava um sobrado colonial, vizinho à antiga casa de Ana Jansen. O sobrado foi demolido e durante algum tempo funcionaram alguns restaurantes que tinham o privilégio da vista panorâmica para o Rio Anil.

Além do Terraço, outros restaurantes e um ateliê funcionaram no local, mas estava abandonado nos últimos meses, deteriorado pela ação do tempo, e por último foi ocupado pelo grupo cultural de Tambor de Crioula do Mestre Amaral.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação