Atuação das facções criminosas no Maranhão é tema de seminário no Ministério Público

53

Flávio Dino fará palestra de encerramento nesta sexta-feira

Foi aberto na manhã desta quinta-feira, 25, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, o seminário “Facções criminosas com atuação no Maranhão: integração e combate interestaduais”. Promovido pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei), o encontro reuniu membros do MPMA, autoridades do sistema de justiça, operadores do Direito e agentes de segurança pública.

Na abertura, o procurador-geral de justiça do MPMA, Eduardo Nicolau, ressaltou que, em toda a sua carreira, sempre buscou compreender as causas da pobreza que atinge parte significativa da população brasileira, bem como a dificuldade do Estado brasileiro aos direitos sociais estabelecidos no artigo 6º da Constituição Federal, a exemplo da saúde, educação, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência etc.

“Não demorei a perceber que um dos maiores entraves para a implementação desses direitos é a criminalidade, que desvia recursos públicos de áreas essenciais”, enfatizou.

O chefe do MPMA também afirmou que recentemente a expansão das facções criminosas elevaram bastante os índices de violência no estado, impondo o terror e se espalhando principalmente em comunidades pobres e desassistidas pelo Poder Público.

“Para o enfrentamento dessas organizações criminosas, o Ministério Público tem que priorizar investimentos, investir em inteligência e promover uma atuação interestadual. Nesse cenário, foi idealizado esse seminário para debater a atuação integrada dos Ministérios Públicos estaduais no combate às facções”, declarou.

Palestras – Iniciando a programação, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jaime de Cássio Miranda, proferiu a palestra “Comissão do sistema prisional, controle da atividade policial e segurança pública”.  Em seguida, foi apresentada a exposição do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, João Paulo Santos Schoucair, que abordou o tema “O enfrentamento das organizações criminosas na perspectiva do Conselho Nacional de Justiça”.

O evento prossegue nesta sexta-feira (26). A programação será encerrada com o pronunciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, marcada para o final da tarde desta sexta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui