ENC Energy Brasil doa energia para duas ONGs Justiça nos Trilhos e Fundação Antônio Brunno no Maranhão

0
167

Energia é injetada no sistema de distribuição, gerando créditos que são abatidos das contas

Visando a ampliar suas ações e práticas ESG, além de engajar a sociedade no consumo consciente de energia sustentável, a ENC Energy Brasil, empresa líder no país em geração de energia por meio do biogás de aterro sanitário, fechou uma parceria com duas ONGs no estado do Maranhão, o Instituto Antônio Brunno e a entidade Justiça nos Trilhos, para a doação de energia, compensando 100% do consumo das instalações maranhenses.

A companhia doa energia limpa e renovável para as duas instituições sem fins lucrativos, totalizando mais de 7.786 kWh. A usina da ENC Energy, localizada em Rosário, no Maranhão, produz energia a partir do biogás do aterro sanitário Titara e injeta no sistema de distribuição da concessionária local, a Equatorial Energia.

Dessa forma, o consumo das empresas participantes do consórcio é abatido das contas dos clientes, seguindo o princípio da geração distribuída. Para esse projeto, as ONGs recebem o desconto da tarifa de 100% permitindo uma economia mensal média de R$ 5.359,00.

Essa iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos municípios onde as instituições estão instaladas, em linha com a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, da Agenda 2030 da ONU.  Além disso, ampliamos as atividades sustentáveis das ONGs e da empresa. “A companhia percebeu a importância do fortalecimento comunitário para o desenvolvimento da região, prestando assistência às comunidades e promovendo a educação”, afirma Igor Urasaki, Diretor de Novos Negócios da ENC Energy Brasil.

Uma das instituições atendidas é a Justiça nos Trilhos (JnT), com sede em Açailândia, que promove o fortalecimento das comunidades ao longo do corredor Carajás, que corta 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e 4 no Pará, afetando mais de 100 comunidades. A associação atua no combate às violações aos direitos humanos e da natureza.

“A parceria beneficiou a JnT com a economia financeira, mas também nos ajudou a colocar em prática a defesa e preservação do meio ambiente. Isso está em linha com o trabalho que desenvolvemos no Centro de Inovação Rural e de Desenvolvimento Agroecológico (Ciranda), local de formação teórica e técnica em agroecologia para mais de 70 famílias da região”, afirma Xoán, da associação Justiça nos Trilhos.

Fundação – Já na capital, em São Luís, a entidade contemplada pela parceria é o Instituto Antônio Brunno. Com mais de 60 atendidos, a associação acolhe e dá suporte a pacientes oncológicos de baixa renda do interior do Maranhão que fazem tratamento na capital. De forma gratuita, a instituição oferece estadia ao atendido e seu acompanhante além de transporte ao hospital e alimentação completa. Promovendo bazares e eventos para arrecadação, o instituto mantém a sede, recém-inaugurada, com capacidade para o atendimento de 220 pacientes.

“O gasto com energia elétrica é alto, aproximadamente R$ 11 mil. Era uma preocupação mensal pagar essa conta, pois se a gente atrasar o pagamento, ficamos sem a energia e isso não pode acontecer. Essa ação da ENC Energy nos beneficia muito, pois podemos destinar o valor em ações que podem salvar vidas como compra de remédios e contratação de funcionários. Foi emocionante ver a doação se concretizar quando chegou a conta. Ainda tem muita melhoria por vir e toda ajuda é bem-vinda”, avalia Sr. Antônio, presidente do Instituto Antônio Brunno.

Desde 2009, a ENC Energy opera a primeira usina de biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico nos aterros sanitários devidamente legalizados do estado do Maranhão. Instalada no município de Rosário, a unidade conta com 3 motogeradores e capacidade de geração de 3MW, o suficiente para abastecer 36 mil habitantes. Hoje, a companhia atende mais de 40 clientes no estado. “Com essas parcerias, podemos compartilhar energia limpa e renovável, beneficiando não somente as instituições e seus atendidos, como também o meio ambiente. Em 2021, a companhia mitigou a emissão de 835.253 ton CO² utilizando o metano que seria emitido na atmosfera”, completa Urasaki.

Sobre a ENC – A ENC Energy é líder no Brasil em geração de energia por meio do biogás de aterro sanitário e é a primeira empresa do ramo a emitir o certificado I-REC. Criada em 2012, a ENC Energy Brasil, subsidiária da empresa fundada em Portugal, atua em Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Pernambuco. A companhia é responsável por nove usinas de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico nos aterros. A energia gerada a partir do biogás de aterro é comercializada no mercado livre e no sistema de geração distribuída, com foco principalmente em pequenas e médias empresas. Em 2021, a companhia vendeu mais de 254 mil certificados I-RECs e mitigou a emissão de 835.253, ton CO²/ano.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui