Maranhão capacita mais de oitenta militares para ações de combate a incêndios florestais

0
178

Atividades começam  com uma marcha de seis quilômetros

Os militares da 9ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC Florestal participaram, nesta sexta-feira (12), de simulados de combate a incêndios, marcando o encerramento dos exercícios práticos do curso. As equipes de instrutores planejaram diversas oficinas, utilizando equipamentos e meios alternativos para extinção de focos de incêndio.

A primeira atividade do dia começou cedo, com uma marcha de seis quilômetros em direção ao local das instruções.

De acordo com o instrutor do curso, o tenente-coronel Silva Júnior, os deslocamentos com equipamentos são essenciais, pois simulam operações reais.

“Cada aluno é responsável pelo transporte dos seus suprimentos e dos equipamentos utilizados na operação, a superação da fadiga faz parte do treinamento que simula deslocamento para combates em regiões de difícil acesso”, destacou o instrutor.

Um dos 85 alunos do curso é o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. Em meio às atividades, ele falou um pouco sobre a importância de vivenciar o treinamento. “Mesmo ocupando a função de gestor da corporação, decidi me inscrever como aluno no curso, ficar próximo das práticas operacionais da corporação e estimular a tropa, além de servir para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas em prol da melhoria do nosso atendimento à sociedade”, declarou.

INC Florestal – A 9ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC Florestal é fruto de um convênio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O Maranhão é o quarto estado a receber a capacitação, que teve início na segunda-feira (08). Cumprindo uma carga horária de 50 horas-aula, os militares do Maranhão e de outros três estados participaram do aprimoramento do conhecimento e de técnicas mais eficientes para a extinção do fogo em região de vegetação.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação