Ministério Público realiza encontro para debater transporte aquaviário para Alcântara

0
151

Reunião foi coordenada pelo promotor Raimundo Leite

A Promotoria de Justiça de Alcântara realizou reunião para tratar da implementação de melhorias no transporte aquaviário da travessia de São Luís para Alcântara. O encontro doi coordenado pelo promotor de justiça Raimundo Nonato Leite e teve como temas compra de passagens, horários de viagens, venda antecipada de bilhetes, acessibilidade, segurança, garantia de meia passagem a estudantes e idosos e gratuidade prevista em lei foram abordados.

Também participaram da reunião representantes de várias instituições e entidades como Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Capitania dos Portos, Executivo e Legislativo Municipais, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), além de proprietários de embarcações.

Motivaram a reunião denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça, relatando superlotação e venda indiscriminada de passagens, além de cobranças de valores diferenciados.

Na ocasião, o promotor de justiça destacou a necessidade de profissionalização deste serviço público, que é utilizado por aproximadamente 80% da população da cidade como meio de deslocamento até São Luís.

O representante do MPMA enfatizou, ainda, o aumento do turismo em Alcântara, cidade que é patrimônio nacional, sendo um museu a céu aberto, com várias atrações históricas, arquitetônicas e naturais. “Fomentar melhorias nessa área é fundamental para todos”, disse.

Acordos – Como resultado da reunião, ficou acordada a elaboração de um plano de ações a serem implementadas pelo Município, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, de forma a permitir uma melhor gestão do serviço e segurança na travessia.

Após a apresentação do plano, ficou acertada a realização de audiência pública para explicar as mudanças e melhorias a serem implementadas.

(Com informações do MPMA e foto do IFMA/divulgação)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação