Projeto Dia de Campo da VLI promove educação ambiental no município de Imperatriz

0
288

Ação faz parte do projeto Dia de Campo da VLI

A VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, e pela operação do Terminal Portuário São Luís – levou, nesta quinta-feira (26), ações de educação ambiental ao bairro Itamar Guará, com foco nos problemas relacionados ao período chuvoso. As atividades, promovidas em mais um Dia de Campo, integram o Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa, concretizado no Projeto Atitude Ambiental.

Quando descartados incorretamente, resíduos como latinhas, embalagens e sacos de lixo acabam sendo arrastados pelas chuvas até bocas de lobo e bueiros, acumulando-se na entrada do sistema e bloqueando o escoamento da chuva pela rede de drenagem. Estas e outras situações foram abordadas durante ação realizada na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, que contou com a participação de alunos, professores e líderes comunitários. Na ocasião, foram reforçadas as orientações sobre os cuidados que podem ser adotados para evitar alagamentos durante o período chuvoso e também respeitadas todas as medidas de segurança exigidas por conta da pandemia.

Além disso, os moradores aprenderam um pouco mais sobre reaproveitamento de alimentos, estimulando, na comunidade, hábitos sustentáveis para torná-la uma referência em responsabilidade ambiental em Imperatriz. A iniciativa foi aprovada pela titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, Rosa Arruda, parceira da VLI no Projeto Atitude Ambiental. “É de grande importância esse tipo de evento que permite o contato direto com a comunidade, proporcionando a compreensão das necessidades relacionadas à preservação do meio ambiente. Se cada um fizer sua parte, estaremos todos protegidos”, destacou.

Durante o projeto, a comunidade foi instruída, também, sobre medidas de segurança ferroviária e, devido ao período de pandemia, foram mantidos todos os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades de saúde enquanto as atividades foram realizadas. Ao fim da ação, a companhia distribuiu máscaras de proteção aos participantes.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação