Senai inaugura espaço maker em seu centro de educação no município de Açailândia

0
680

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou, em Açailândia, o espaço maker ‘Senai Lab’. A nova metodologia, que tem tudo a ver com a indústria 4.0, chega ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) para contribuir com a inovação nos projetos de ensino aprendizagem da unidade.

“Faça você mesmo’” essa é a linha de concepção da cultura maker, que traz um convite ao protagonismo de ideias e criações em um ambiente montado para a criatividade e soluções em diversos segmentos.

“Entregamos aos nossos alunos, e a sociedade açailandense, um espaço inovador. O SENAI Lab é uma conquista que trará benefícios imensuráveis a nossa região, pois trata-se de um ambiente favorável à criação, experimentação e compartilhamento de soluções”, destacou a gerente do CEPT- SENAI em Açailândia, Edilene Oliveira. A inauguração reuniu empresários locais e convidados que puderam partilhar deste momento e conhecerem a estrutura.

Para o empresário, Cleones Matos, a cidade ganha um ponto de conhecimento e avanço tecnológico. “ O SENAI é essa entidade que busca cada vez mais a inovação para nossa cidade e para a região circunvizinha, principalmente, aos nossos jovens. O mercado de trabalho é competitivo e a instituição traz inovação e inserção de novas tecnologias, e assim, contribui significamente para a qualificação da mão de obra local”, ressaltou Matos.

Em sua estrutura física o ‘SENAI Lab’ oferece impressoras 3D, plotter (plotadora), computador com softwares de modelagem e simuladores, chromebook, torno mecânico e outras ferramentas manuais. O local atenderá ao público da indústria, comércio e startups, com os serviços de modelagem CAD, prototipagem de produtos, impressão 3D, coworking e incubação de startups.

O que são espaços makers? – Os espaços makers são locais que incentivam a cultura do ‘Faça você mesmo”. Essa corrente de ensino propõe que qualquer pessoa pode projetar, montar, construir ou fabricar os mais diversos objetos com suas próprias mãos, aliando criatividade à sua necessidade.

Com o uso de ferramentas tradicionais até tecnologias de ponta, este ambiente permite ensaios, projeções e desenvolvimentos de protótipos que contribuem para a inovação, sustentabilidade e economia dos setores industriais.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui