Maranhense fica em primeiro lugar no Senac Empreenda 2023

16

Kelly iniciou a trajetória acadêmica, no curso de Turismo

Em mais uma edição do Prêmio Senac Empreenda 2023, que está na sua 16° temporada, a maranhense Kelly Marques de Sousa Bontempo, ganhou o 1° lugar na categoria graduação a distância, com o projeto “Casa Amabilitar/ Amor e o AVC”.

O evento, voltado para alunos e egressos dos cursos do Senac de todo Brasil, é realizado anualmente, em novembro, na capital de São Paulo e premia ações que impactam de forma social a vida das pessoas.

Kelly iniciou sua trajetória acadêmica, no curso de Turismo, na Universidade Federal do Maranhão(UFMA) e a partir de então, mudou-se para o Rio Janeiro, onde trabalhou no setor de bebidas e drinks. Anos depois sentiu a vontade de começar outra graduação, para mudança de carreira, agora na área de Recursos Humanos.

Nesse momento, a escolha do Senac EAD, foi de suma de importância, uma vez que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem polos em todo o Brasil, trazendo maior flexibilidade e facilidade para ela, que poderia fazer as provas em qualquer município ou estado brasileiro.

Projeto – A ideia do projeto surgiu após seu marido, Alan ter sofrido um AVC e ela ter passado por muitos desafios para encontrar informações que a ajudassem durante esse processo e até mesmo locais especializados para tratar os acometidos por essa doença. Assim, Kelly viu na dificuldade que estava enfrentando, uma forma de ajudar diversas pessoas que passaram ou passariam pelos mesmos impasses que ela.

Kelly Marques, ganhadora do Prêmio Empreenda Senac 2023

Dessa maneira, iniciou sua busca e mesmo com todos os empecilhos, não desistiu de encontrar o tratamento para o seu esposo. Com isso, o projeto teve seu pontapé, voltado para que os familiares e pacientes pós-diagnóstico da doença pudessem encontrar referências de médicos especialistas, principalmente recém-formados, onde devem começar o tratamento, quais as ferramentas, públicas ou privadas, estão disponíveis para serem utilizadas, ou seja, facilitar a vivência e o acesso aos procedimentos corretos, para que assim seja mais fácil atender aos pacientes portadores de sequelas desta patologia.

O nome de seu projeto é Casa Amabilitar/ Amor e o AVC(um espaço físico para fazer a curadoria, revenda e aluguel de produtos de tecnologia assistiva e recursos pedagógicos a terapeutas, familiares e paciente com sequelas causadas em decorrência do acidente vascular cerebral).

Ela, sendo graduanda em Gestão de Recursos Humanos, do Senac EAD, submeteu seu projeto. O processo seletivo é iniciado bem antes da premiação, em março, de forma totalmente virtual. A primeira etapa é o envio de um vídeo contando um pouco mais sobre o projeto, sendo todos aprovados na 1° fase. Após isso, é necessário escrever um Plano de Negócios com 22 páginas e segue para as outras etapas, com a entrega final prevista para o outubro.

Kelly, apesar de toda sua competência, sentiu que não chegaria aos finalistas e quando o resultado saiu, vibrou de emoção ao saber que tinha sido escolhida, a única nordestina e maranhense de todo o Brasil.

Contudo, o melhor estava por vir, no dia da premiação oficial, ela foi contemplada com o 1° lugar com o seu projeto “Casa Amabilitar/Amor e o AVC” e um recurso financeiro de 40 mil reais para dar seguimento ao seu plano.

Atualmente, Kelly, continua assistindo suas aulas de forma online e realiza as provas na unidade de São Luís, utilizando-a como polo de referência. Também é professora horista contratada do Restaurante-Escola para os cursos “Camareira” e “Recepcionista “, em que ministra aulas diárias para os alunos, e sempre incentiva a busca pelo conhecimento e a persistência dos sonhos como forma de mudar a sua realidade.

Em uma de suas falas, destacou: “ dizer que foi fácil esse percurso, seria uma mentira, mas que preferiu não olhar o lado ruim das coisas, mas sim o bom, e isso a motivou a correr atrás dos seus sonhos e torná-los realidades.

Com a história inspiradora de Kelly, aprendemos a olhar as dificuldades da vida, como forma de ressignificar os desafios e utilizar o conhecimento e o estudo, como ferramentas para driblar esses percalços. O Senac, como instituição de ensino profissionalizante, é um meio a ser utilizado para tornar sonhos em realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui