Estudantes maranhenses são selecionados para capacitação em Turismo no Reino Unido

0
723

Letícia Cynara Santos Silva e Valério Rodrigues de Souza Neto, ambos alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foram selecionados pelo Ministério do Turismo para participarem do Programa de Qualificação Internacional (PQI).

Ao todo são 104 estudantes de Turismo e Hospitalidade que vão estudar gratuitamente em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação ou hospedagem e ainda receberão mesada para outros gastos.

A lista foi divulgada sexta-feira (23) após o prazo final para apresentação de recursos, encerrado dia 15. As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior brasileiras públicas e privadas. O Programa é uma parceria do MTur com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido.

Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com aulas teóricas e práticas. A data prevista para início e término das aulas é 8 de janeiro a 23 de março de 2018. Agora, os estudantes terão até 20 de outubro de 2017 para enviarem documentos pessoas necessários e a Carta de Apresentação escrita em inglês, conforme o item 8 do edital do PQI. A Carta servirá para que a AoC estipule a instituição que o aluno irá estudar.

Com o Programa, o Ministério qualificará estudantes que, após retornarem para o Brasil, poderão utilizar seus conhecimentos no mercado interno. “Parabéns aos selecionados, que agora têm a missão de aproveitar a oportunidade e se qualificar ainda mais. O PQI é um aprendizado acadêmico, técnico e cultural, uma vez que a troca de experiências em alguns dos principais centros de excelência de turismo no mundo ampliará o currículo e a vivência dos brasileiros”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O estudante de turismo da Universidade de Brasília (UnB), Schemberly Bueno, de 24 anos, é um dos aprovados no Programa. Ele está no 8º semestre do curso, conheceu o PQI por meio das palestras do MTur na universidade e desde 2014 tem interesse em participar. “Estou muito feliz com essa oportunidade e ansioso para saber em qual universidade vou estudar. Para me informar mais sobre a experiência no Reino Unido, tenho entrado em contato com alunos das edições anteriores e com os demais aprovados”, explica.

Para ser selecionado, os candidatos passaram pelo critério de análise de currículo. Além de ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um curso de nível superior, o estudante precisava apresentar nota acima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); comprovar proficiência em língua inglesa; e ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.

(MTur)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação