Maranhenses se preparam para as seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento do Senai

0
75
Eduardo Alves, compete na modalidade de marcenaria de estrutura que tem etapa nacional marcada para acontecer no mês de outubro, em Imperatriz (Foto Senai/divulgação)

Os treinos de preparação para a maior competição de educação profissional da América Latina, a Worldskills Competition 2021, ganharam novas estratégias para assegurar lugar nos pódios, com as medidas para conter a pandemia de coronavírus. O objetivo é garantir que os competidores passem pelas seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento para a etapa internacional, prevista para acontecer em setembro de 2021, na China.   

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), entidade do Sistema Federação das Indústrias Indústrias (Fiema), conta com competidores das cidades de Imperatriz, São Luís e Bacabal, que estão se preparando para disputar o torneio em cinco ocupações: carpintaria de telhados, construção em alvenaria, marcenaria de estruturas, aplicação de revestimentos cerâmicos e movelaria.   

Com a pandemia da Covid-19, os competidores continuaram os treinamentos em casa, com o suporte virtual dos seus treinadores, por meio de testes teóricos e técnicos, além de cursos a distância, como o de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). Os concorrentes também receberam, via Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), atendimento psicológico no período de distanciamento social, tendo em vista o equilíbrio entre a performance física, técnica e mental.  

Os treinos voltaram a ser presenciais em julho, seguindo os protocolos de segurança à luz das regras estabelecidas pelas instituições sanitárias e políticas de distanciamento, inclusive com escala e quantidade de pessoas em laboratório.  

Lucas Sousa se prepara para representar o Maranhão na ocupação de Movelaria, em novembro, no Acre

Competição – Imperatriz foi uma das cidades escolhidas para sediar a etapa da seletiva nacional em Marcenaria de Estruturas. As demais ocupações serão disputadas em outras diversas localidades no Brasil. No período de 26 a 31 de outubro, a cidade maranhense receberá competidores de vários estados, que entrarão na disputa com competidor do Maranhão, em busca do pódio e da tão sonhada vaga na seletiva internacional.  

Conheça os competiudores maranhenses em treinamento para a seletiva:  

  • Em Imperatriz, o Senai está treinando o competidor Gêneses Nascimento Martins, na ocupação de Carpintaria de Telhados (seletiva de 05 a 10 de outubro em Porto Alegre-RS); Lucas de Sousa Alves, em Movelaria (seletiva de 16 a 21 de novembro, em Rio Branco-AC); eEduardo da Silva Alves, em Marcenaria de Estruturas (seletiva de 26 a 31 de outubro, em Imperatriz-MA)..
  • Em São Luís, Wellington Ricardo Silva, da ocupação de Construção em Alvenaria, se prepara para representar o Maranhão na seletiva nacional marcada para o período de 19 a 24 de outubro, em Belo Horizonte (MG).  
  • Na cidade de Bacabal, está em preparação o competidor Gabriel Nascimento dos Santos, que disputará a ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, na seletiva nacional de 9 a 14 de novembro, também em Belo Horizonte (MG). 
Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação