GIRO ECONÔMICO
As medidas anunciadas, segunda-feira (04), pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos), agradaram os empresários, principalmente a relacionada à isenção de Alvará.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Ribeiro, “as empresas sofreram um duro golpe com a pandemia e, mesmo com a retomada das atividades, estão descapitalizadas; por isso recebemos com muita satisfação essa medida do novo prefeito. O aumento da faixa de isenção do alvará de funcionamento é um incentivo muito importante nesse momento. A CDL São Luís recebe com muita confiança essas medidas da nova gestão Municipal, e acredita que o prefeito Eduardo Braíde vai criar cenários com ações favoráveis ao aparecimento de novas oportunidades para as empresas, e consequentemente, para o desenvolvimento do Município”.
Pela proposta do prefeito, deixam de pagar a renovação da renovação do documento que autoriza seu funcionamento as empresas que têm faturamento bruto anual de até R$ 176 mil.
Discurso municipalista – O governador em exercício Carlos Brandão causou boa impressão na classe política, principalmente os prefeitos, ao manter uma agenda focada no municipalismo. Aos gestores municipais, ele tem dito que seu estilo é o da parceria e não de interferência do Estado com obras nos municípios, pois estas têm de ser decididas de comum acordo engre governador e gestores municipais, ou seja, um belo discurso que o credencia mais ainda para postular a eleição de 2022 a fim de suceder Flávio Dino.
Administração eficiente – O prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar Alves de Oliveira, o Josimar da Serraria, pretende gerenciar o município com o mínimo de autonomia financeira, por isto contratou uma equipe de peso para auxiliá-lo na implantação de um sistema de arrecadação de tributos, pois entende que muitas empresas ali instaladas estão há anos sem dar qualquer contribuição ao Fisco. Outro desafio é eliminar os excessos de alugueis, que beiram R$ 150 mil, da sede da Prefeitura ao Hospital Municipal.
Embarque de minério – O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) registrou, em 2020, um embarque de 191.2 milhões de toneladas de minério de ferro, manganês e pelotas. em São Luís (MA), o porto faz parte do sistema de operações que engloba as minas da Vale no Pará e a Estrada de Ferro Carajás.
Emplacamentos de veículos – No último mês de 2020, os emplacamentos de veículos no Maranhão registraram um aumento de 5,39% na comparação com novembro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotivos (Fenabrave). Foram 8.077 unidades contra 7.664, e houve aumento também na comparação com dezembro do ano passado, quando foram emplacados 7.434, o que representa um aumento de 8,65%. Quanto ao acumulado, foram 74.398 em 2020 contra 82.849, ou seja, um recuo de 9,81%.
Conselho de Enfermagem – Foram empossados, segunda-feira (04), os 18 conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA). Os empossados (enfermeiros e técnicos em Enfermagem) foram eleito pela Chapa 3 – Juntos Podemos Mais, no pleito realizado em novembro do ano passado. Na oportunidade, houve a eleição da diretoria executiva, que terá como presidente, o enfermeiro José Carlos Júnior, que pregou unidade. “Convidamos todos os profissionais para juntos fazermos uma gestão participativa e atuante”, discursou.