Mercedes-Benz lança Sustaineer para mobilidade urbana sustentável para o segmento de Vans

399
Der neue Mercedes-Benz SUSTAINEERThe new Mercedes-Benz SUSTAINEER

A partir do segundo semestre de 2022, Mercedes lança um conceito de reparo sustentável

A Mercedes Benz Vans está apresentando uma impressão tangível de como a sustentabilidade poderá ser vista no futuro da logística urbana com a sua van totalmente elétrica, Sustainner (Sustanainbility Pioneer). Lançado na Alemanha e baseado na Mercedes-Benz eSprinter, o modelo combina uma variedade de soluções inovadoras projetadas para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Além disso, o veículo oferece possibilidades para conservar recursos, proteger o clima e melhorar a saúde e a segurança do motorista e de outros usuários da estrada.

O modelo conta com um filtro de partículas finas no módulo frontal e na parte inferior da carroceria, um painel solar no teto, peças componentes feitas de materiais reciclados e um sistema de aquecimento próximo à carroceria. As inovações e soluções técnicas que integram o Sustaineer foram pensadas tendo em vista a possibilidade de produção em série, para que seja viável a sua utilização nas futuras gerações de veículos Mercedes-Benz Vans.

Estratégia de negócios – A Mercedes-Benz está convencida das vantagens ecológicas e econômicas das vans movidas a bateria e se prepara para se tornar totalmente elétrica antes do final da década – sempre que as condições de mercado permitirem.

Como parte da estratégia “Ambition 2039”, a Mercedes Benz Vans segue o objetivo de tornar a frota de vans particulares e comerciais neutras em todo o seu ciclo de vida – desde a fase de desenvolvimento até a rede de abastecimento, e desde os próprios processos de fabricação da empresa e a eletrificação de produtos até o uso de energia renovável para a operação de veículos elétricos.

A partir de 2022, a produção será neutra em carbono em todas as fábricas de vans da empresa em todo o mundo e usará apenas eletricidade de fontes de energia renováveis.

Livre de emissões – A Mercedes-Benz Vans firmou seu foco em liderança por eletromobilidade em sua estratégia e está sistematicamente eletrificando todas as suas linhas de modelos. Em alguns mercados, por exemplo, estão disponíveis as vans elétricas eVito, a eSprinter, a eVito Tourer e a EQV.

No próximo ano, o portfólio de veículos elétricos será ampliado para incluir o segmento de pequenas vans com a adição do eCitan e do EQT. Isso tornará a Mercedes-Benz a única fabricante no mundo a oferecer um modelo livre de emissões em todos os segmentos de vans – e esse é apenas o próximo passo no caminho para um futuro totalmente elétrico.

A partir de meados da década, todas as novas arquiteturas de veículos serão apenas elétricas. Para este fim, a Mercedes-Benz Vans está desenvolvendo uma arquitetura completamente nova de van exclusivamente elétrica, chamada VAN.EA.

Reparo sustentável para baterias – No segundo semestre de 2022, a Mercedes-Benz implantará um conceito de reparo sustentável em todos os segmentos de vans para prolongar o ciclo de vida das baterias de alta tensão instaladas em seus veículos. Aos três R’s da economia circular de “reduzir”, “reutilizar”, “reciclar”, agora pode ser adicionado um quarto: “reparar”.

Além disso, a Mercedes-Benz Vans também está trabalhando para que as baterias sejam recicladas o máximo possível. Até 2030, o objetivo é reduzir o uso de recursos primários usados ​​em sistemas de acionamento e tecnologia de bateria em 40% em comparação com os números atuais.

Para proteger os direitos humanos, o fabricante automotivo adquirirá somente células de bateria contendo lítio e cobalto de minas certificadas no futuro. Além disso, todas as fases das cadeias de abastecimento dos fornecedores de células de bateria serão inspecionadas de acordo com as diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Filtro de última geração – A qualidade do ar é um fator chave para o bem-estar nas áreas urbanas. Junto com as emissões de CO2, o tráfego rodoviário também produz níveis significativos de poluição por partículas. O Sustaineer possui uma série de novidades projetadas para minimizar ainda mais a produção de partículas causadas pelo desgaste de pneus, freios e asfalto. Isso inclui dois filtros de partículas finas desenvolvidos em colaboração com os especialistas em filtração Mann + Hummel, discos de freio de baixa emissão e baixo desgaste e pneus que são otimizados para resistência ao rolamento e, portanto, têm baixos níveis de ruído e desgaste.

Energia solar – A utilização de energia proveniente de recursos renováveis ​​é um fator importante no ciclo de vida de um veículo elétrico no que diz respeito à prevenção das emissões de CO2. Isso ocorre porque cerca de 50% do carbono de um veículo elétrico a bateria vem da atual mistura de eletricidade da UE durante o período de uso – em outras palavras, devido ao nível de CO₂ associado ao processo de carregamento. A Mercedes-Benz Vans está, portanto, se comprometendo com o carregamento verde no futuro, e o Sustaineer demonstra a viabilidade de um veículo gerar sua própria eletricidade verde a partir de um painel solar no teto.

Materiais reciclados – Além do trem de força elétrico, o Sustaineer oferece uma visão do potencial de conservação dos recursos naturais por meio do aumento do uso de materiais reciclados. O objetivo da Mercedes-Benz Vans é reduzir o uso geral de recursos e promover uma economia circular na qual os materiais existentes são reutilizados, reformados e reciclados pelo maior tempo possível. Bons exemplos disso no demonstrador de tecnologia, são os painéis da parte inferior da carroceria feitos de polipropileno reciclado e pneus usados, e o material de enchimento UBQ feito de lixo doméstico reciclado. Durante sua plataforma de inovação Startup Autobahn, a Mercedes Benz se tornou a primeira fabricante automotiva a conhecer a empresa israelense UBQ, que funciona parcialmente com energia solar e é a primeira do mundo que pode reciclar todo tipo de resíduo para criar um material composto totalmente novo.

Compartimento de carga – Para a divisão entre o bagageiro e a cabine, a Mercedes Benz Vans utiliza painéis de palha natural. Eles são recicláveis, biodegradáveis, livres de formaldeído e podem receber um revestimento impermeável. Eles também são dificilmente inflamáveis, apesar do fato de que a matéria-prima é palha pura. O item também é uma matéria-prima que se regenera anualmente e que, como subproduto agrícola, não compete com a produção de alimentos. Os montantes das prateleiras são acabados com uma tinta à base de água com uma proporção significativamente inferior de solventes orgânicos. Todas as peças de madeira são certificadas pelo FSC – isso significa que vêm de florestas manejadas de forma responsável. Depois, há o volante, que tem uma capa feita de couro vegano.

Acionamento elétrico – O tráfego é a principal fonte de ruído em diversos países. O ruído do tráfego rodoviário é o principal componente disso, então há ainda mais necessidade de que as entregas de pacotes e mercadorias sejam silenciosas. O Sustaineer enfrenta esse problema com uma série de inovações. Junto com o trem de força elétrico de baixo ruído, estão pneus com baixa resistência ao rolamento e a Porta Speed ​​Delivery desenvolvida pela Mercedes Benz Vans. Isso não só oferece benefícios em termos de ergonomia e eficiência, mas também abre e fecha muito mais silenciosamente do que as portas de correr convencionais.

Software inteligente – Os gerentes de frota geralmente têm necessidades especiais de software de navegação e logística. A Mercedes Benz está trabalhando no desenvolvimento da nova plataforma Stage para colocar suas soluções de software individuais em seus veículos. Isso permitirá que qualquer aplicativo Android seja usado com segurança no veículo, sem distrair o motorista.

No Sustaineer, a Mercedes-Benz Vans está testando o uso de tais aplicativos no sistema de infoentretenimento MBUX pela primeira vez. O planejamento de rotas eficientes que levam em consideração as condições do tráfego em tempo real, contribuirão para diminuir o consumo de energia no transporte de entrega e reduzir as emissões de partículas

Condições da estrada – O transporte de entrega sustentável depende de uma infraestrutura de tráfego em boas condições. Superfícies de estradas com grandes buracos, por exemplo, são um risco à segurança. Por isso, a equipe de soluções de mobilidade urbana da Mercedes-Benz produz soluções inteligentes baseadas em dados para melhorar a vida nas cidades.

Uma dessas soluções pode ser encontrada no Sustaineer na câmera para monitorar as condições da estrada. Isso permite que o estado da infraestrutura seja verificado e avaliado usando dados de alta qualidade de futuras vans Mercedes-Benz. Com o auxílio da inteligência artificial, os dados são analisados ​​automaticamente no Mercedes-Benz Cloud, podendo ser fornecidos a vilas e cidades ou a emissoras de notícias de trânsito para aumentar a segurança no trânsito.

O Sustaineer é uma iniciativa da Mercedes-Benz na Alemanha e algumas tecnologias ainda não estão disponíveis para o Brasil. No entanto, a marca continua analisando as condições do mercado brasileiro para trazer cada vez mais tecnologias inovadoras sempre que for viável do ponto de vista estrutural e econômico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui