Ministro Juscelino Filho anuncia implantação de luminárias inteligentes 5G em São Luís

21

Anúncio foi durante visita ao governador em exercício

A implantação de luminárias inteligentes com tecnologia 5G, no Centro Histórico de São Luís, foi um dos assuntos tratados pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante visita de cortesia ao governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão, nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Leões.

Juscelino Filho e o governador em exercício também conversaram sobre outros projetos que serão executados no estado. 

“Estou tendo a honra de receber a visita do ministro Juscelino, nosso conterrâneo, que veio trazer, como sempre, boas notícias para o Maranhão. O ministro veio aqui nos comunicar que vai, em breve, trazer a iluminação inteligente para o Centro Histórico de São Luís, patrimônio tombado pela Unesco, patrimônio cultural da humanidade”, celebrou Felipe Camarão.

A internet com tecnologia 5G demanda infraestrutura mais complexa – com torres extras de transmissão – em relação à que é utilizada para a conectividade móvel 4G. Com as luminárias inteligentes, integradas à antena 5G, o acesso da população à internet de alta velocidade será facilitado.

“Vamos avançar nesse semestre com o projeto das luminárias inteligentes 5G no nosso Centro Histórico. Estaremos juntos com o nosso governador Carlos Brandão fazendo em breve esse lançamento”, afirmou Juscelino Filho. 

Por meio do projeto Conecta 5G, o Ministério das Comunicações e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) já instalam luminárias inteligentes em Curitiba (PR), Maceió (AL), e em outros 12 municípios brasileiros: Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP),Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).

Segundo a ABDI, o Conecta 5G investe no uso de mobiliário urbano (instalando antenas nas luminárias públicas) para oferecer “conexão de altíssima velocidade para empresas e indústrias, além de wi-fi de qualidade para os cidadãos”.

Escolas Conectadas – Durante a visita de cortesia, o governador em exercício e o ministro Juscelino Filho debateram ainda outras pautas, como as próximas etapas da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas – que tem como meta a universalização da conectividade na educação básica brasileira.

O projeto visa a garantir acesso à internet em mais de 138 mil instituições de todo o país até 2026 – e a conclusão do Cinturão Digital do Maranhão. A ideia é que todas as regiões do estado sejam beneficiadas com a internet de fibra óptica.

“Para o Maranhão nós estamos trabalhando projetos importantes, que vão além da conectividade em todas as escolas públicas do nosso estado, da rede estadual e das redes municipais, que irão receber internet com velocidade e rede wi-fi para os alunos da rede pública do nosso estado. Estamos trabalhando também o projeto do Cinturão Digital, que a gente pretende lançar esse ano. Vou despachar na próxima semana com o presidente Lula sobre esse tema que é muito importante; fazer a fibra óptica chegar a todos os municípios do nosso estado”, explicou o ministro das Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui