Ministro releva críticas de Flávio Dino e vem a São Luís entregar testes e vacinas

0
216
Ministro Marcelo Queiroga (D) em encontro com Flávio Dino na Secretaria de Saúde (Foto Secap/divulgação)

Flávio Dino critica Queiroga, mas ministro atende Maranhão

AQUILES EMIR

Menos de 24 horas depois de se envolver numa desnecessária polêmica em nível nacional, por conta de suas críticas ao Ministério da Saúde, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi surpreendido pela visita do ministro Marcelo Queiroga a São Luís, onde entregou novos testes para covid-19 e anunciou uma quantidade extra de vacinas para a capital e municípios do entorno. Na frente do ministro, o governador prometeu colaboração para enfrentamento da variante indiana e da pandemia de coronavírus.

A reunião foi na Secretaria Estadual da Saúde (SES), na manhã deste domingo (23), onde foram anunciadas as entregas de 600 mil testes de antígeno para rastreamento de novos casos da Covid-19 nas principais entradas do Maranhão e 300 mil doses a mais de vacinas, atendendo pedido do prefeito da capital, Eduardo Braide.

Na noite de sábado, após entrevista coletiva no Ministério da Saúde sobre enfrentamento da variante indiana, Flávio Dino disse que o Maranhão ficou de fora dos debates, mas o ministro rebateu, afirmando que ele (o governador) não autorizou a presença do seu secretário de Saúde.

A testagem será realizada nos aeroportos de São Luís e Imperatriz, na região portuária de São Luís e em outros pontos da Grande Ilha.

Segundo o ministro, as doses extras de vacina são para atender as populações dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

“Nós trabalhamos juntos não só para evitar a transmissão comunitária da variante indiana, mas também para enfrentar a pandemia da Covid-19. Nosso objetivo aqui é fortalecer o Sistema Único de Saúde nessa grande ação integrada. Serão mais 300 mil doses para a Ilha e realização, de maneira pioneira no Brasil, de testagem em massa com teste de antígeno rápido”, afirmou o ministro.

O governador Flávio Dino destacou a disposição do estado em atuar como parceiro das ações para o monitoramento das portas de entrada marítimas e aéreas do território maranhense.

“Tanto no que se refere a aeroportos e portos, onde o comando é da Anvisa, a Secretaria da Saúde do Estado e, creio que a do município, estão à disposição para ceder recursos humanos, a fim de que essas ações sejam possíveis dentro do planejamento feito pelo Ministério da Saúde. No que se refere à comunidade, nós já temos uma ação muito intensa e vamos ampliar isso com a disponibilização desses testes rápidos para detecção da Covid-19”, disse o governador.

Pelas redes sociais, o governador comentou o encontro:

“Recebi neste domingo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que veio fazer a entrega de testes para serem aplicados na Ilha de São Luís. Informei as providências que já adotamos e seguiremos colaborando com as equipes federais responsáveis por portos e aeroportos”, postou Flávio Dino.

(Com informações da Secap)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação