Morre o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, um dos ícones do forró

0
65
Genival Lacerda no palco antes de uma apresentação

Cantor faleceu aos 89 anos vítima de complicações pela covid-19

PEDRO PEDUZZI

O forró perdeu, na madrugada de hoje (7), um de seus maiores ícones: o cantor e compositor Genival Lacerda, aos 89 anos em decorrência da covid-19. A notícia foi divulgada por familiares nas redes socais. Lacerda estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, no Recife, desde o final de novembro.

Nascido em Campina Grande, no ano de 1931, cidade que é considerada a capital do forró na Paraíba, Lacerda foi autor de sucessos como Severina Xique Xique, De quem é esse jegue? e Radinho de Pilha, em meio aos cerca de 70 discos lançados por ele – o primeiro deles, gravado em 1955, quando já havia se mudado para Pernambuco.

Incentivado por seu concunhado – o músico Jackson do Pandeiro -, Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro em 1964, onde trabalhou em algumas casas de forró. O salto na carreira só veio em 1975, quando lançou a música Severina Xique-Xique – famosa pelo verso “ele tá de olho é na butique dela“, feita em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias.

AVC e covid-19 – Em maio, antes de ser contaminado pelo novo coronavírus, o músico já havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Genival Lacerda vinha apresentando piora em seu quadro de saúde nos últimos dias, a ponto de a família usar das redes sociais para pedir que as pessoas doassem sangue para ajudá-lo.

Músicas mais tocadas – Genival Lacerda sempre foi considerado um dos ícones do forró e tinha uma carreira com mais de seis décadas. O cantor e compositor faleceu nesta quinta-feira, 7 de janeiro, no Recife, aos 89 anos, depois de lutar contra complicações provocadas pela Covid-19. Em sua homenagem, o Ecad fez um levantamento de sua obra musical.

“Severina xique-xique” lidera o ranking das músicas mais tocadas nos principais segmentos de execução pública de música. Em seguida, “Quem dera”, “Mate o véio mate”, “Galeguim do zói azu” e “Caldinho de mocotó” completam o top 5 do artista.

Genival Lacerda tem 221 músicas e 675 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Ranking das músicas de autoria de Genival Lacerda mais tocadas nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

Posição Música Autores
1 Severina xique-xique Genival Lacerda/João Gonçalves
2 Quem dera Nando Cordel/Genival Lacerda
3 Mate o véio mate Genival Lacerda/João Gonçalves
4 Galeguim do zói azu Genival Lacerda/João Gonçalves
5 Caldinho de mocotó Cecílio Nena/Genival Lacerda/Niceas Drumont
6 Filha de mané Bento Genival Lacerda/João Gonçalves
7 Currupio Genival Lacerda/José Marcolino
8 Tô te amando nenê Cecílio Nena/Genival Lacerda
9 Paraíba apaixonado Cecílio Nena/Genival Lacerda
10 Não despreze seu coroa Severino Ramos/Genival Lacerda
11 No balanço da fogueira Genival Lacerda/Niceas Drumont
12 Amor coado Nando Cordel/Genival Lacerda/Niceas Drumont
13 Calango do fuá Téo Azevedo/Genival Lacerda
14 Fio dental Genival Lacerda/Jorge de Altinho
15 Tem quem reze por mim Genival Lacerda/João Gonçalves
16 Festa só em gameleira Genival Lacerda/Parafuso
17 Seo Zé – Severina xique-xique Carlinhos Brown/Genival Lacerda/Marisa Monte/Nando Reis/João Gonçalves
18 Um matuto em Nova York Genival Lacerda/João Caetano
19 Taturana Cecílio Nena/Genival Lacerda
20 Boiola Téo Azevedo/Genival Lacerda

 

(Com informações da Agência Brasil com foto do Facebook do artista)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui