Mostra Artística Gaim apresenta espetáculos maranhenses até sábado no Teatro Sesc

17

Evento realiza no Condomínio Fecomércio

Até este sábado (04), no Teatro Sesc Napoleão Ewerton será realizada a Mostra GAIM, culminância do projeto Teatro Sesc Formações, que estreia cinco novos espetáculos produzidos por jovens artistas maranhenses após seis meses de intenso percurso formativo.

O GAIM – Gestão de Artistas Independentes do Maranhão, atualmente em sua 3ª edição, nasceu para responder a uma lacuna histórica na formação cultural do estado: a carência de cursos que integrem aspectos práticos da cena, como cenotecnia, iluminação, sonoplastia, caracterização e, sobretudo, gestão cultural. Estruturado em etapas articuladas — inscrições, formações, tutorias, ensaios e apresentações — o projeto propõe um aprendizado contínuo, que alia teoria e prática e culmina na experiência cênica compartilhada com o público.

Nesta edição, os participantes passaram por conteúdos de gestão estratégica e por tutorias artísticas especializadas em encenação, iluminação, sonoplastia e caracterização. Além disso, receberam subsídio para custos operacionais, o que possibilitou a montagem de trabalhos originais. O resultado são espetáculos que transitam entre teatro, dança, teatro para as infâncias e performances, refletindo a potência criativa de uma nova geração de artistas.

Desde sua primeira edição, o GAIM já demonstrava impacto social, artístico e humano, e em 2024 consolidou-se como marco para a formação em gestão artística no Maranhão.

Ao entrelaçar teoria, prática e experimentação, o projeto abriu espaço para que jovens coletivos universitários e independentes pudessem se lançar no circuito cultural de São Luís. 

Assim, a Mostra GAIM 2025 não é apenas o encerramento de um ciclo, mas confirmação da relevância de um projeto que fortalece a cena independente, amplia a profissionalização no setor cultural e dá visibilidade à produção artística contemporânea maranhense.

Programação

  • Data 02/10/2025
  • Espetáculos: Entrelinhas
  • Produtoção: Coltivo Casulo/MA
  • Sessão: 19h30
  • Indicações: livre
    • Sinopse: No espetáculo “Entrelinhas” o Coletivo Casulo mergulha no percurso emocional do luto, na travessia árdua de uma terra para outra e na bagagem cultural potiguar dos atores, conduzindo o espectador por um acervo de memórias afetivas que despertam saudade, pertencimento e conexão com suas raízes culturais. A partir da dor da perda, especialmente marcada pelas lembranças vividas com os avós, o espetáculo vem se debruçando nessa narrativa delicada e profundamente humana, na dualidade entre o silêncio e o grito, na ausência e na presença sentida, na memória como um território vivo.

  • Data: 03/10/2025
  • Espetáculo: Ráizes
  • Produção: Valdenira Baima
  • Sessão: 19h30
  • Indicação: livre
    • Sinopse – O trabalho tem como inspiração, as questões da vida cotidiana que levam as pessoas a mergulharem nas profundezas de si mesmas, ao mesmo tempo traz a capacidade de restauração, agradecimento e celebração da vida diante dos desafios enfrentados todos os dias pela sobrevivência, além disso, chama a atenção para a necessidade de dispensar um espaço rotina acelerada, para o cuidado e fortalecimento das raízes que sustentam o corpo, a mente e o espírito, para obter melhor qualidade de vida. Nesse espaço pode ser incluído o lazer, a arte, as práticas integrativas, as celebrações em comunidades, as festas tradicionais, reafirmando a representatividade do artista independente nos espaços artísticos e sociais.
  • Data: 04/10/2025
  • Espetáculo: A-Mar
  • Produção: Coletivo Tucum
  • Sessão: 19h
  • Indicação: 10 anos
    • Sinopse – Misturando poesia, escrita de si, teatro, performance, e a biografia de um artista, quilombola, negro e LGBTQIAPN+, surge o projeto A-Mar. Uma performance teatral que busca desenvolver a construção de si, a reflexão sobre corpos dissidentes e como o amor romântico está constituído na nossa sociedade por meio de um espetáculo emocionante. Surgida a partir de um conjunto de poesias afetivas e autorais, além de referências como o poeta José Régio e a cantora de MPB Liniker, o espetáculo A-Mar é um monólogo que aborda a identidade de Leônidas Melo, ator, diretor de produção e artista criador da proposta, misturando elementos de sua vida pessoal e tempo em sua cidade natal, Alcântara-MA e com seus textos autorais culminando em uma experiência artística e teatral completa abordando temas como Identidade de gênero, racismo, LGBTQIAPN+fobia, além de afirmar o óbvio, todo corpo merece ser amado.
  • Data: 04/10/2025
  • Espetáculo: O Baú da Vó Catarina
  • Produção: Coletivo Baixada/MA
  • Sessão: 15h
  • Indicação: livre
    • Sinopse: Após a morte da avó Catarina, os irmãos Lino, Tito e Zuri voltam à antiga casa da família no centro histórico de São Luís. Lá, descobrem um baú mágico guardado por Mina, uma antiga boneca de pano que ganha vida e os leva para dentro das histórias, cheiros e lembranças da avó. Em uma jornada cheia de humor, aventura e emoção, os três precisarão entender que o maior segredo do baú é aquilo que não se pode ver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 6   +   3   =