Movimento de passageiros no aeroporto de São Luís terá queda superior a 40% neste fim de ano

0
327

Infraero monta estrutura especial para atendimento de usuários de seus aeroportos

De 20 de dezembro de 2019 a 04 de janeiro deste ano passaram pelo Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado, em São Luís, 85.849 passageiros, entre embarcados e desembarcados, e a previsão é que em período semelhante de 2020 a 2021 haja uma queda de cerca de 28 mil passageiros. A estimativa é da Empresa Aérea de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) um movimento inferior de 41% no transporte de passageiros na alta temporada de fim de ano.

De acordo com os números da estatal que administra a maioria dos aeroportos brasileiros, no Natal e Réveillon passados, os pousos e decolagens 592 e este ano devem ser 453, o que representa uma queda de 23%. Já com relação aos passageiros, a queda será de 41%.

Veja os números estimados pela Infraero para alguns dos principais aeroportos do país:

Movimento – De acordo com a Infraero, os 32 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber 1,91 milhão de passageiros no período da alta temporada, entre os dias 18 de dezembro e 4 de janeiro de 2021. Essa projeção é 41% menor em relação ao que foi registrado na temporada passada, quando 3,27 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro deste ano.

O maior movimento deve ocorrer entre os dias 21 e 23 de dezembro e 4 de janeiro. A previsão é de 16,4 mil pousos e decolagens nesta alta temporada, número 40% inferior ao realizado no período de festas entre 2019 e 2020.

Ao todo, os aeroportos administrados pela Infraero com voos comerciais regulares respondem por 29% da circulação de passageiros e aeronaves no País.

Viagem tranquila – A Infraero vem adotando as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais, que estão sinalizados e têm veiculado mensagens audiovisuais.

Além disso, é recomendado que os passageiros que precisam viajar cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária nesta época do ano. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.

O atendimento e a orientação aos viajantes também contarão com os “amarelinhos” da Infraero: funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.

(Com informações da Infraero)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação