
Presidente brasileiro desconversa sobre Zelensky
Encontro com Zelensky – Nesta sexta-feira (19) foi divulgado que o governo ucraniano solicitou ao Itamaraty um encontro particular entre o presidente, Vladimir Zelensky e Lula, conforme noticiado.
Entretanto, ao ser indagado se encontraria ou não com o líder ucraniano, o mandatário brasileiro desconversou e disse apenas “não sei”, de acordo o jornal O Globo.
O governo brasileiro já divulgou a agenda de Lula para este domingo (21), último dia de atividades da cúpula do G7, sem previsão do encontro entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia, segundo o G1.
O pedido ocorre uma semana após o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, participar de uma reunião com Zelensky em Kiev, na Ucrânia.
Após decidir ir pessoalmente ao encontro, foi amplamente divulgado que um dos focos do presidente ucraniano seria “fazer pressão” nos governos de Índia e Brasil, os quais, até agora, optaram pela neutralidade diante do conflito Rússia e Ucrânia.
Já o lado indiano, representado pelo premiê Narendra Modi, decidiu encontrar com Zelensky. As duas autoridades se encontraram neste sábado (20) à margem da cúpula.
Modi, que até agora se recusou a condenar a operação russa, disse que a Índia faria “tudo o que pudermos” para ajudar a acabar com o conflito.
