Reduzir impostos corta investimentos na cidade
AQUILES EMIR
Ao participar nesta quinta-feira (12) à noite, na Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), da sabatina “Debate Empresarial – Caminhos para o Desenvolvimento”, o prefeito Eduardo Braide, ao responder uma sugestão do empresário Armando Ferreira, diretor do Rio Poty Hotel e presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-MA), disse que é contra isenção e/ou redução de impostos. Segundo ele, quem pretende fazer isso precisa, primeiro, dizer o que pretende cortar de investimentos para a população.
De acordo com o prefeito, isenção de ISS, como prometida pelo candidato Duarte Junior (PSB), que ele não citou o nome, é proibida por lei complementar, e o Supremo Tribunal Federal (STF) já formou opinião nesse sentido. Isentar o imposto, segundo ele, é crime e pode até dar cadeia.
Eduardo Braide lembrou que todas as obras que vêm sendo realizadas em São Luís são todas executadas com recursos próprios, e se gabou também de nunca ter recorrido a empréstimos bancários para bancar obras, tampouco ter aumentado imposto, mas isto só foi possível porque o Município arrecada e aplica corretamente os seus impostos.
Braide diz, além das obras que vem realizando, ainda teve de pagar empréstimos de governos anteriores, e o dinheiro teria dado para executar muitos outros benefícios para a população, e este é também uma das razões para ser contra abrir mão da arrecadação de impostos e ficar dependendo de repasses federais e estaduais e de empréstimos.