Na Guatemala, Temer faz acordos para economia e turismo

0
523
GRAF9387. ANTIGUA (GUATEMALA), 15/11/2018.- El rey Felipe VI saluda al presidente brasileño saliente, Michel Temer (i), momentos antes del encuentro bilateral que han mantenido hoy en Antigua (Guatemala), en el marco de la XXVI Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno. EFE/CASA REAL/Francisco Gómez

O presidente Michel Temer comentou na sexta-feira (16), por meio de sua conta no Twitter, os encontros bilaterais que teve  durante a 26ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, na Guatemala. A conversa com o rei da Espanha, Felipe VI, teve como temas principais as reformas que estão sendo implementadas pelo governo brasileiro e os planos de investimentos da Espanha no Brasil.

Na reunião que Temer teve com o presidente de Andorra, Antôni Martí Petit, o tema principal foi o fluxo de turismo entre os dois países.

“Tive encontro muito produtivo com o rei da Espanha, Felipe VI, na Guatemala. O rei mostrou-se confiante diante da agenda de reformas no Brasil e mencionou continuado interesse das empresas espanholas em investir em nosso país. Agradeci ao rei Felipe VI as palavras positivas sobre a retomada do crescimento no Brasil e falei do processo de transição tranquilo e transparente que estamos conduzindo”, postou o presidente brasileiro no Twiter.

Sobre o encontro com o presidente de Andorra, Temer disse ter conversado sobre formas de ampliar os fluxos de turismo nos dois sentidos. “Desejei ao chefe de governo êxito a Andorra à frente da Cúpula Ibero-Americana, cuja presidência recebe agora da Guatemala”.

Conferência – A conferência Íbero-Americana ocorre na cidade guatemalteca de Antígua. O encontro de chefes de governo e de Estado de 17 países será encerrado nesta sexta-feira (16). Temer embarca para Brasília ainda hoje, no final do dia.

O evento também inclui o Encontro de Negócios com a participação de mais de 650 empresários da região. No evento será discutida a contribuição do setor privado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conteúdos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Serão analisados temas como o comércio, o investimento e a transformação digital como promotores da prosperidade; o trabalho digno e o empoderamento econômico das mulheres para conseguir uma maior inclusão, e a sustentabilidade como uma aposta rentável para as companhias.

Temer chegou à Guatemala ontem (15) por volta das 16h, no horário de Brasília. Hoje (16), a partir das 14h, Temer participará de duas sessões de chefes de Estado e de governo, intercalados com um almoço oferecido pelo presidente da Guatemala, Jimmy Morales Cabrera, com quem terá encontro bilateral após as 19h.

(Agência Brasil)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação