Comércio lojista de São Luís não abre nesta segunda-feira em que se comemora o Dia do Comerciário

5910

Lojas permanecem fechadas nesta segunda-feira na Ilha

AQUILES EMIR

Nesta segunda-feira (18) os estabelecimentos comerciais do segmento lojista de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar não abrem, pois é feriado para comemoracao do Dia do Comerciário. A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).

Ao contrário de outros feriados, em que as lojas podem abrir mediante pagamento de hora extra dobrada e gratificação aos empregados escalados, neste não é possível a tolerância. Apenas os estabelecimentos de atividades consideradas essenciais – drogarias, postos de combustíveis, resraurantes, hotéis, etc – podem abrir.

Nos demais segmentos nem mesmo supermercados poderiam funcionar, mas neste domingo (17) a rede supermercadista Mateus anunciou que suas lojas abrir, o que causou surpresa até no meio empresarial e ainda não foi confirmado se o acordo com o Sindicato dos Comerciários atende todo o setor supermercadista ou apenas essa empresa.

Vale ressaltar que o feriado vale somente para o setor comercial, ou seja, indústrias, empresas de transportes, empresas agrícolas, repartições públicas, bancos e outros não são alcançados pela paralisação.

Eis a nota da CDL:

“A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) informa que, nesta segunda–feira (18.10), o comércio não vai funcionar na capital maranhense, em comemoração ao Dia do Comerciário.

O feriado está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Portanto, com as lojas fechadas na segunda, é bom antecipar as compras essa semana”.

De acordo com  Federação do Comércio,  “tradicionalmente comemorado na penúltima segunda-feira do mês de outubro, o Dia do Comerciário é determinado como um dia de descanso remunerado para os trabalhadores do comércio de São Luís, ficando vetada a abertura das lojas nesse dia”.

A Convenção Coletiva de Trabalho contendo todas as regras para o funcionamento do comércio da Ilha de São Luís está disponível na íntegra no site da Fecomércio-MA: www.fecomercio-ma.com.br.

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso quer dizer que todos os operários desta empresa são obrigados a trabalhar no seu dia.
    Pois o grupo deve pensar que o lucro é bem maior que a multa.
    Coitado desses verdadeiros escravos.

  2. E uma palhaçada o grupo Mateus não fez acordo com os funcionários nenhum só pensando e ganhar dinheiro nos temos família também

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui