MRV firma parceria com fazendas de energia solar e reduz contas de energia em seus condomínios

0
277

Energia limpa diminui despesa de moradores e colaboradores

A novidades começa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, mas tende a se expandir para todo o país: moradores de empreendimentos da MRV podem obter descontos de até 20% na conta de energia elétrica, graças a uma série de parcerias que a companhia tem firmado com fazendas solares, nas regiões onde a companhia tem atuação. A energia limpa gerada nesses locais é injetada nas redes de distribuição das concessionárias que, por sua vez, contabilizam os descontos na conta de luz dos clientes.

Até 2024, estima-se que estes descontos estejam disponíveis para clientes e colaboradores nos 22 estados onde companhia está presente.

“À medida que formos ampliando essas parcerias, aumentará o número de residências, assim como de clientes com possibilidade de aderirem à iniciativa”, explica segundo José Ronaldo Barcelos, Diretor de Suprimentos da MRV. Esse processo, segundo ele, ocorre paulatinamente desde dezembro de 2020 e já alcançou uma economia total de R$ 60 mil aos clientes da companhia.

Após esses três estados, a companhia se prepara para expandir o programa de descontos para outros estados. A adesão é feita por meio do site Mundo da Casa – que é a plataforma digital de compras e serviços do grupo MRV&CO. Além de clientes, os cerca de 30 mil colaboradores da companhia também podem obter a redução tarifária.

Critérios – Os critérios para a obtenção do desconto variam conforme a empresa parceira em cada localidade. Em Minas Gerais é de 15%. Clientes de todas as cidades mineiras onde a MRV está presente já podem ter acesso ao programa. “É o estado em que o programa está mais desenvolvido e atinge o maior contingente de adesões”, destaca o diretor de suprimentos da MRV.

Em São Paulo, por sua vez, o programa já está presente em 21 cidades e o desconto é de 10,5%. Já no Rio, o desconto varia de 9% (para contas abaixo de R$300,00) a 15% (para contas acima de R300,00) – e está disponível para cinco cidades.

Metas sustentáveis – A meta, segundo Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, é ampliar as parcerias, bem como as possibilidades de obtenção dos descontos, para que o programa ganhe o maior número possível de adesões. “Dessa forma, a gente vai alcançando novas localidades, cada vez mais colaborando para ações sustentáveis, que ajudam a diversificar a nossa matriz energética e mitigar ao máximo os impactos ao meio ambiente”.

Ele destaca que a companhia é signatária do Pacto Global da ONU e tem entre seus compromissos a redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável, a partir do cumprimento de metas fixadas até 2030. “Esse programa é mais uma ação que para o alcance desses objetivos e que vamos levar adiante com muito empenho, nos próximos anos, em busca de melhores resultados”.

Outras ações com foco em energia limpa – A MRV também está investindo em usinas fotovoltaicas de autoconsumo remoto, que geram créditos de energia para as obras, escritórios e plantões de vendas da empresa. A primeira usina da companhia está instalada em Uberaba, no estado de Minas Gerais, e tem a capacidade de geração de 1GWh/ano. Já a segunda, inaugurada este ano na cidade de Lapão, na Bahia, conta com 750 módulos fotovoltaicos de 400w, e tem capacidade de geração média anual estimada de 490KWh.

Sobre a MRV  – Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão 2030 MRV, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo sexto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é apoiadora da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação