Empresários participam de workshop sobre obtenção de crédito

293

Empresário e contadores participaram nesta terça-feira (17), do Workshop Empresarial e Contábil sobre documentação e procedimentos para obtenção de crédito junto ao Banco do Nordeste, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). O objetivo foi esclarecer aos empreendedores sobre as várias formas de aquisição de crédito junto à instituição financeira.

Na ocasião, o vice-presidente da Fecomércio-MA, Antonio de Sousa Freitas, deu as boas-vindas aos participantes destacando a importância do evento. “Oportunizamos esse espaço para compartilharmos conhecimentos que facilitem o acesso ao crédito para os micro e pequenos empresários do comércio, que muitas vezes esbarram na dificuldade de reunir a documentação exigida pelo Banco ou mesmo desconhecem os produtos financeiros disponíveis”, explicou o vice-presidente.

A programação do Workshop contou com as apresentações dos gerentes do Banco do Nordeste, Allanison Souza, Diego Freitas e Déborah Chaves, que explicaram sobre as linhas de crédito, documentação e licenças exigidas pelo BNB para concessão de crédito, respectivamente.

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio-MA e o Banco do Nordeste em maio de 2018, com o objetivo de facilitar o acesso dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo às linhas de crédito do Banco do Nordeste (BNB).

Destaques – Durante a apresentação das linhas de crédito, foram destacados os programas FNE Sol, que financia equipamentos de geração de energia fotovoltaica; FNE Giro, que tem a finalidade de adquirir matéria-prima, insumos e estoque; Financiamento FNE MPE, para implantação, expansão, modernização, relocalização das empresas, aquisição de máquinas e equipamentos; FNE Inovação, que financia licenças e patentes, biotecnologia, nanotecnologia, técnicas de gestão, capacitação; FNE Franquias, financiamento de até 100% do investimento em implantação, expansão, modernização, aquisição de equipamento, capital de giro e taxa da franquia associada.

Sobre a documentação, foram apresentadas as opções de cadastro presencial ou digital, os documentos necessários para pessoas física ou jurídica, documentos específicos de acordo com a classificação dos porte e tributação. Além disso, foram explicadas as formas de apresentação dos pedidos de financiamento, os tipos de documentações de ordem geral, do imóvel, conforme a atividade do cliente, licença ambiental, entre outros fatores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui