Oportunidades de crescimento e qualidade de vida são principais motivos que levam funcionários a permanecerem nas melhores empresas do Maranhão
O Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que trabalha com a missão de construir uma sociedade melhor, divulgou, nesta quarta-feira (30), os resultados da nona edição do Ranking Melhores Empresas do Maranhão 2022, em que são destacadas as as melhores empreendimentos para se trabalhar. O ranking Maranhão 2022 contou com nove empresas inscritas, representando 5036 funcionários. Neste ano, 4 empresas foram premiadas, sendo 2 de porte grande e 2 de porte médio.
A pesquisa apontou as características dos colaboradores das empresas, com informações referentes à faixa etária, nível de escolaridade, gênero e perfil dos presidentes. Na distribuição etária dos funcionários, 31% entre 35 e 44 anos; 29% têm entre 26 e 34 anos; 21% até 25 anos; 14% entre 45 a 54 anos; e 5% acima de 55.
O nível de escolaridade demonstrou que 85% possuem ensino médio completo ou menos, 9% ensino superior completo, 4% ensino superior incompleto e 1% pós-graduação.
Quanto ao gênero dos colaboradores que trabalham nas empresas premiadas, 80% são compostas por homens e 20% por mulheres. Em todos os cargos constata-se que a grande maioria é ocupado por homens, sendo 96% na alta liderança, 77% na média liderança e 80% em outras posições. Mulheres representam 23% e 20%, respectivamente.
Referente ao perfil dos presidentes, a idade média está na faixa dos 52 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 7 anos e nenhuma mulher ocupa a função.
A idade média de existência das empresas é de 28 anos, sendo que 50% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho e 50% contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.

O estudo destaca que 75% das empresas oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós e 50% têm universidade interna, programas de coaching ou oferecem bolsas para cursos de idiomas, 13% dos funcionários foram promovidos no último ano e a taxa de rotatividade é de 9%.
O critério de participação requer que as empresas tenham, no mínimo, 30 funcionários e um CNPJ registrado no Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa – necessário que a empresa alcance a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70% – e práticas culturais uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passa para a fase de avaliação das práticas.
Na métrica IVR (Velocidade da Inovação), desenvolvida pelo time de cientistas e analistas do GPTW, são mensurados o nível crucial da velocidade e agilidade organizacional, quantificando a capacidade dos colaboradores de se adaptar e inovar. Quanto maior o resultado, mais forte é a capacidade da organização em adaptação e inovação. Os três estágios da inovação são: Acelerado, Funcional e Atrito, sendo acelerado o nível mais alto do índice. Entre as premiadas, nenhuma apresentou estágio acelerado, 25% (1 empresa) estão em estágio funcional e 75% (3 empresas) em estágio de atrito.
Referente ao turn over e fatores de permanência na empresa, 9% dos funcionários saíram de forma voluntária, fator que representou 10% do total de demissões.
Quando questionados sobre o motivo que levam os funcionários a permanecerem nas melhores do Maranhão, 46% apontam a oportunidade de crescimento, 26% qualidade de vida, 14% alinhamento de valores, 10% remuneração e benefícios e 2% estabilidade.
Médio Porte
- Novo Mundo Amazônia Móveis e Utilidades Ltda. (rede nacional de lojas de móveis e eletrodomésticos)
- Grupo Insolo, com unidade em Tasso Fragoso, no Sul do Maranhão
Grande Porte
- Alcoa Alumínio S/A Maranhão (empresa que integra o Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar)
- Ceneged – Companhia Eletromecânica e Gerenciamento de Dados S/A (empresa que atua na prestação de serviços na área de eletrificação e construção de redes elétricas em geral e vendas de produtos diversos).
Sobre o GPTW – O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Com a missão de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All”, está presente em 97 países, analisa mais de 10.000 empresas anualmente, o que corresponde a mais de 10 milhões de funcionários impactados no mundo. Para mais informações, acesso a estudos, análises e pesquisa, acesse: https://gptw.com.br/
