Codevasf investiu R$ 47 milhões em equipamentos para inclusão produtiva e infraestrutura no Maranhão em 2022

25

Foram 249 termos de doação para associações e prefeituras

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu no Maranhão, em 2022, cerca de R$ 47 milhões em máquinas e equipamentos voltados ao suporte de atividades produtivas e a ações de infraestrutura. Os bens atendem milhares de famílias em 136 municípios.

Ao todo, foram assinados 249 termos de doação para associações de produtores e prefeituras. Os equipamentos foram adquiridos com recursos federais oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“Os beneficiários contam agora com equipamentos que vão melhorar e ampliar a capacidade de produção agrícola. Da mesma maneira, diversos municípios recebem mecanismos para incrementar a infraestrutura local com o recebimento de máquinas, equipamentos agrícolas e veículos pesados”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias.

Entre os itens entregues pela Companhia estão patrulhas agrícolas mecanizadas completas (compostas por trator, grade aradora e carreta de madeira), roçadeiras de arrasto, caminhões leves, motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões com baú frigorífico e caminhões compactadores de resíduos sólidos.

Também foram doados instrumentos como máquinas de costura, despolpadeiras de frutas, barracas de feira, kits de irrigação familiar, barcos e motores de pesca e bombas d’água.

Fortalecimento da capacidade produtiva. Ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. Os bens são voltados ao apoio de atividades de processamento de alimentos, comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, transporte de insumos e inserção de mão de obra em atividades para geração de renda.

Entre os beneficiados com o repasse de equipamento estão os pescadores. “Com muita felicidade recebemos a notícia da doação de 15 motores de rabeta para o Sindicato. Com esses equipamentos, pretendemos fomentar a pesca artesanal no município. Serão 15 famílias beneficiadas diretamente; indiretamente todos nós ribeirinhos seremos beneficiados com o trabalho dos nossos pescadores”, comemora Maria Mota, presidente do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Ribeirinhos de Vitória do Mearim-MA.

Outras 15 famílias de pescadores do povoado Itaparica, município de Olinda Nova do Maranhão, receberam motores para barcos. “A colônia recebeu motores para atendermos a 15 famílias. É muito importante para essas famílias, um bem precioso e que vai ajudar muito o trabalho em área de campo”, falou Macilene Chagas, representante da Colônia de Pescadores do Município de Olinda Nova do Maranhão.

O trabalho da Codevasf de promover desenvolvimento regional no Maranhão é coordenado pela 8ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em São Luís.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui