
Campanha está aberta à participação de empresas em geral
A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) lança a campanha “SOS Enchentes-Indústria Solidária”. A ação visa a minimizar o sofrimento e os prejuízos das famílias atingidas pelas enchentes em dezenas de municípios maranhenses. Além da Fiema, a iniciativa reúne outras duas entidades do Sistema Indústria e sindicatos industriais.
A campanha está aberta à participação de empresas de todos os portes e setores industriais e de pessoas que desejem contribuir.
Até o momento, são mais de 50 municípios maranhenses afetados pelas chuvas e que estão em situação de emergência. Os dados estão sendo atualizados constantemente pela Defesa Civil. São centenas de famílias desabrigadas que passaram a ocupar prédios públicos, como escolas e ginásios, e até barracas.
Podem ser doadas cestas básicas, água mineral e produtos de higiene pessoal e limpeza (fraldas geriátricas e infantis) para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas. A Fiema solicitou ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) a cessão de espaço no MultiCenter Negócios e Eventos para ser o QG Central das Doações. Caberá à Defesa Civil a logística de transporte e distribuição dos donativos. A campanha vai durar enquanto houver município maranhense com estado de emergência decretado.
“A Fiema e o setor industrial estão sempre sensíveis e dispostos a ajudar nos momentos adversos que o Maranhão enfrenta. Temos visto o esforço do governo estadual e certamente essas doações vão auxiliar bastante na assistência às famílias que precisaram deixar suas casas”, destacou o presidente da FIiema, Edilson Baldez.
O presidente do Centro das Indústrias do Maranhão (Ciema), Cláudio Azevedo, também se pronunciou sobre o assunto.
Empresariado se une para socorrer vítimas das chuvas no interior do Maranhão https://t.co/TSdkNotQNH pic.twitter.com/Tw4js7JBl4
— AQUILES EMIR (@aquilesemir) April 1, 2023
O Serviço Social da Indústria (Sesi) já iniciou a oferta de serviços de saúde em municípios atingidos por meio do Sesi Itinerante. Esta semana as unidades móveis estiveram em Coroatá e na próxima, de 4 a 6 de abril, será atendida gratuitamente a população de São Luís Gonzaga do Maranhão. São consultas médicas em clínica geral e pediatria, consultas oftalmológicas, circuito saúde, testes rápidos e vacinação, farmácia básica, exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, entre outros.
Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Seinai) disponibilizará a unidade móvel de Panificação para a produção de 1.000 pães por dia em São Luís Gonzaga. Além dessa ação de segurança alimentar, o SESI fará oficinas de alimentação saudável e distribuirá alimentos como sopão. O SENAI ainda ofertará cursos gratuitos.
Ação humanitária em parceria com a Famem – Edilson Baldez reforçou que setor industrial está mobilizado e buscou apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para atuar em uma outra frente, a pedido do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e ajudar o máximo possível as famílias castigadas pelas enchentes.
“É importante enfatizar que temos um compromisso de priorizar as indústrias e empresas locais na compra dos produtos que estão sendo doados, como uma forma de auxiliar os empreendimentos do estado que estão sendo fortemente prejudicados por toda essa crise”, acrescentou.
