Sondagem Fiema aponta cenário de otimismo na indústria maranhense

504

Após dois meses consecutivos, a atividade industrial retoma crescimento no segundo trimestre de 2018, conforme índice da Sondagem Industrial do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), que alcançou 58,5 pontos em junho, ficando 8,5 pontos acima do nível satisfatório.  Comparando com o primeiro trimestre deste ano, onde a indústria também atingiu patamar satisfatório, a produção do segundo trimestre foi 9% superior.

Segundo a pesquisa, o aumento da capacidade instalada reforça o quadro de recuperação da indústria. Em um mês, a utilização das plantas produtivas alcançou 64% no setor. Somado a isso, houve um aumento de 2,2 pontos no número de empregados. Outro fator relevante é o quadro otimista para os próximos seis meses.

O índice que afere a expectativa pela demanda de produtos industriais nos próximos seis meses atinge 60,8 pontos, do mesmo modo, a expectativa para o número de empregados, atingindo 58,8 pontos. Analisando o setor pelo porte das empresas, tanto as pequenas empresas como as de médio e grande porte atingiram atividade satisfatória.

Financiamento – O acesso ao crédito tornou-se mais difícil em relação ao primeiro trimestre deste ano, segundo as empresas. Isso impacta negativamente a dinâmica do setor, pois estas ficam sem capital de giro para financiar os ciclos produtivos subsequentes.

Sobre a satisfação com o lucro operacional, o empresariado apontou que o índice também recuou em relação ao último trimestre, mas sem bruscas oscilações, ficando 13, 1 pontos abaixo do satisfatório. Já a situação financeira das indústrias maranhenses apresentou relativa melhora em relação ao último trimestre. Contudo, o índice ainda acusa insatisfação em relação ao quesito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui