VLI completa uma década de operações no transporte de cargas no Maranhão e no Tocantins

0
266

Empresa já movimentou mais de 30 milhões de toneladas no porto; volume na ferrovia cresceu mais de 250%

A VLI, que opera na circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, além do Terminal Portuário de São Luís, no Porto do Itaqui, completa nesta sexta-feira (18), sua primeira década de atividades, celebrada com avanços e preparada para seguir participando ativamente da transformação da logística brasileira.

A atuação da VLI no Estado simboliza o conceito de integrar modais. Seja na malha férrea ou no porto, os números mostram o papel da logística em auxiliar a atividade econômica de outros setores (agronegócio, mineração, industrializados etc.). Pelo Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), a empresa já movimentou, desde 2011, mais de 50 milhões toneladas de cargas. Do primeiro ano até 2019, o crescimento do volume é superior a 250%. Na operação portuária, assumida em 2014, o saldo também é relevante: mais de 30 milhões de toneladas. Além de auxiliar o escoamento do agronegócio (soja, milho e farelo), a operação maranhense faz o transbordo de celulose, gusa, manganês, combustível e escória.

Oficina e frota – Inaugurada pela VLI em 2018, a primeira oficina da Ferrovia Norte-Sul, localizada em Imperatriz, evidencia o compromisso da companhia com o estado e o potencial de longo prazo do corredor que conecta o interior do país ao litoral maranhense. O espaço é fruto de um aporte de R$ 230 milhões e vem sendo essencial para suportar o crescimento da frota.

O número de locomotivas no trecho saltou de 12 em 2011 para 80 em 2020 e os vagões somavam cerca de 450 no primeiro ano e já são mais de 2.900.

“Nossa proposta de gerar valor para os nossos clientes, a integração de modais, é um caminho essencial para o Brasil ganhar competitividade. A infraestrutura logística tornou-se um tema de interesse nacional e prevemos contribuir cada vez mais conectando produtos e mercados. Em dez anos, já transformamos a logística do Brasil e esperamos fazer mais nos próximos anos. Estamos empenhados em novas parcerias e em inovar para seguir aprimorando o setor e auxiliando a economia nacional”, aponta Ernesto Pousada, presidente da VLI.

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação