O jogador Neymar, maior referência do futebol brasileiro, está fora da lista dos dez candidatos a Melhor do Mundo divulgada pela Fifa nesta terça-feira (24). Esta é a primeira vez que o atleta é excluído desde que foi para o futebol europeu, enquanto seu companheiro de Paris Saint-Germain, Mbappé, que foi das revelações da Copa da Rússia, aparece entre os candidatos.
O Prêmio de Melhor do Mundo, desde 2008 é dividido por Cristiano Ronaldo (Juventus) e Messi (Barcelona), mas desta, Luka Modric aparece como um dos fortes candidatos a quebrar a hegemonia, vindo de uma temporada com o título da Uefa Champions League, com o Real Madrid, e o vice na Copa do Mundo, quando foi eleito o melhor do torneio.
Campeão do Mundial com a França, e eleito o melhor jogador jovem na Rússia, Kylian Mbappé é outro que também se candidata a ficar com o prêmio.
Para a premiação, a Fifa considerou o desempenho entre 3 de julho de 2017 até o dia 15 de julho de 2018, data da final da Copa do Mundo. A lista foi eleita por um painel formado por ex-jogadores e treinadores, e agora a eleição terá uma fase de votação popular, além de votos de jornalistas, capitães e treinadores das seleções. A divulgação dos vencedores acontece no dia 24 de setembro, em Londres.
Veja a lista dos candidatos a Melhor do Mundo:
- Cristiano Ronaldo (Juventus)
- Kevin De Bruyne (Manchester City)
- Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)
- Eden Hazard (Chelsea)
- Harry Kane (Tottenham)
- Kylian Mbappe (PSG)
- Lionel Messi (Barcelona)
- Luka Modric (Real Madrid)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- Raphael Varane (Real Madrid)
(Com dados da SPN e foto de Lucas Figueiredo/CBF)