Nicolao Dino toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público Federal

0
173

Com um convite ao diálogo e à transparência expresso em discurso lido pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, quatro subprocuradores-gerais tomaram posse nesta segunda-feira (10) como integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). São eles: José Bonifácio Borges de Andrada, Maria Caetana Cintra Santos, Mário Luiz Bonsaglia e Nicolao Dino de Castro e Costa Neto. Os conselheiros assumem mandatos para o biênio 2020-2022.

A solenidade virtual foi presidida por Humberto Jacques após o procurador-geral da República, Augusto Aras, ter problemas técnicos de conexão. Antes de prosseguir às formalidades da posse, o vice-PGR transmitiu a mensagem de Aras, que também lembrou as mortes de mais de 100 mil brasileiros pela pandemia de covid-19 e pediu silêncio em memória dos que partiram.

“A desavença, diferente da discordância, serve apenas ao enfraquecimento da carreira e da instituição”, disse Humberto Jacques. O discurso destacou os princípios da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional, pelos quais a instituição poderá desempenhar seu papel de indutora de políticas públicas em benefício da sociedade.

“Pela impessoalidade dos atos e pela unidade de nosso corpo institucional, queremos fortalecer o Ministério Público Brasileiro, redefinir rumos, para que sejamos mais eficazes, transparentes e coesos, em prol da segurança jurídica”. Por fim, o vice-PGR também desejou aos colegas um longo e proveitoso curso para a nova composição do Conselho.

Acompanharam a solenidade os subprocuradores-gerais da República e conselheiros José Elaeres e Luiza Cristina Frischeisen; a secretária-geral do MPF, Eliana Torelli; a corregedora-geral, Elizeta Maria de Ramos Paiva; e a procuradora da República Ana Carolina Roman, como representante da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

(Do MPF)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação