No Maranhão, 75,9% dos consumidores conseguem regularizar suas dívidas

15

Sergipe foi o primeiro no ranking do Serasa

Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, do total de dívidas dos consumidores negativadas em novembro no Nordeste do país, 78,3% foram renegociadas ou pagas em até 60 dias do mês de referência. Este foi o maior índice dos últimos 12 meses.

O estado que mais quitou débitos foi Sergipe (83,2%). Veja no gráfico abaixo os dados completos:

Na análise nacional, de acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 77,5% das contas negativadas em novembro foram regularizadas ou renegociadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência. O percentual foi o maior dos últimos 12 meses. Débitos superiores a R$ 10.000 marcaram a preferência nas quitações (91,1%), enquanto aqueles de até R$ 500, tiveram a menor incidência (71,0%).

Veja, no gráfico e na tabela a seguir, a evolução mês a mês e a visão por valor da dívida:

“No segundo semestre de 2023, a diminuição das taxas de juros e da inflação proporcionou aos consumidores a chance de saldar suas dívidas em atraso, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

No recorte por setores das dívidas, “Bancos/Cartões recebeu a maior taxa de pagamentos (86,0%).

Veja no gráfico a seguir a visão por segmentos:

Consumidores sergipanos foram destaque na recuperação de crédito

No ranking por Unidades Federativas (UFs) do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, Sergipe conquistou o primeiro lugar, com 83,2% dos encargos pagos em até 60 dias da negativação ocorrida em novembro. Em seguida, estavam Acre, Rio Grande do Sul e Paraná nas colocações iniciais.

Confira o levantamento completo por estados:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Parceira oficial do Desenrola Brasil – Desde fevereiro de 2024, além do acesso por meio da conta gov.br (utilizando as credenciais de acesso, inclusive no nível Bronze), a ferramenta oficial do Desenrola Brasil pode ser acessada por meio de plataformas de negociação como o aplicativo e/ou site da Serasa e pelos canais de negociação dos agentes financeiros do programa, veja como:

  1. Entre no site da Serasa (www.serasa.com.br) ou baixe o aplicativo nas lojas do iOS ou Android. Caso não tenha cadastro, basta criar na hora;
  2. Clique em Negociar dívidas e na aba Minhas dívidas você verá todas as ofertas disponíveis na Serasa (que podem ou não estar relacionadas ao Desenrola Brasil);
  3. Caso existam ofertas do Desenrola Brasil, você irá encontrar uma mensagem indicando a plataforma oficial. Clique em Ver Detalhes;

A Serasa não possui qualquer tipo de gestão sobre a plataforma oficial do programa. Por isso, a Serasa recomenda que quaisquer dúvidas sobre a existência de dívidas e a conclusão de negociações do Desenrola sejam direcionadas aos canais oficiais do Programa.

Metodologia – O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui