O presidente Jair Bolsonaro nomeou os integrantes da delegação que vai representar o governo brasileiro em missão especial a Beirute entre 12 e 15 de agosto. O decreto presidencial com a nomeação foi publicado nesta segunda-feira (10) em edição extra do Diário Oficial da União, um decreto que designa os integrantes . Entre os integrantes da delegação estão o ex-presidente Michel Temer, os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Viana Rocha, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Uma explosão no dia 4 na região portuária de Beirute, causada por problemas no armazenamento de cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, substância usada na produção de explosivos e fertilizantes, causou pânico e destruição na capital libanesa e dexou mais de uma centena de mortos e milhares de feridos, muitos com queimaduras graves.
O impacto da explosão foi sentido até no Chipre, a mais de 200 km da costa libanesa.
Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, anunciou a renúncia de seu governo em decorrência da tragédia.
Autorização judicial – A Justiça Federal autorizou a saída do país do ex-presidente da República Michel Temer. O período da viagem será de 12 a 15 deste mês.
A informação foi confirmada por Eduardo Carnelós, advogado do ex-presidente. Filho de libaneses, Temer é réu em dois processos relacionados à Operação Descontaminação, por isso precisa de autorização judicial cada vez que tiver que sair do país.
A autorização foi concedida pelo juizo da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 10/08/2020 | Edição: 152-A | Seção: 2 – Extra | Página: 1
Órgão: Atos do Poder Executivo
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
DECRETO DE 10 DE AGOSTO DE 2020
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto no Decreto-Lei nº 1.565, de 5 de setembro de 1939, regulamentado pelo Decreto nº 44.721, de 21 de outubro de 1958, e na Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973, resolve:
DESIGNAR
a seguinte delegação para representar o Governo brasileiro em Missão Especial a Beirute, República do Líbano, no período de 12 a 15 de agosto de 2020:
COMITIVA OFICIAL:
- MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA, ex-Presidente da República;
- NELSON TRAD FILHO, Senador da República;
- LUIZ OSVALDO PASTORE, Senador da República;
- FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA, Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;
- KENNETH FÉLIX HACZYNSKI DA NÓBREGA, Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores;
- CARLOS AUGUSTO FECURY SYDRIÃO FERREIRA, Representante do Exército Brasileiro;
- PAULO ANTÔNIO SKAF;
- ELSON MOUCO JUNIOR;
- MICHAEL PEREIRA FLORES;
- RONALDO DA SILVA FERNANDES;
- LUCIANO FERREIRA DA SOUSA;
- SEBASTIÃO RUIZ SILVEIRA JUNIOR; e
- MARCELO RIBEIRO HADDAD.
Brasília, 10 de agosto de 2020; 199º da Independência e 132º da República.
- JAIR MESSIAS BOLSONARO
- Ernesto Henrique Fraga Araújo
(Agência Brasil)